Uma ação da FTC, sigla em inglês para a Comissão Federal do Comércio dos EUA, pode resolver uma investigação vigente no país contra o TikTok, acusado de violar privacidade e segurança de dados de usuários em território norte-americano.

Leia mais:

publicidade

Fontes da Reuters indicam que um acordo com a rede social chinesa de vídeos curtos pode ser selado. Contudo, até o momento, a FTC e o TikTok não quiseram comentar a possibilidade da resolução do caso, assim como o Departamento de Justiça dos EUA.

A FTC e o Departamento de Justiça dos EUA investigam desde 2020 alegações de que o TikTok estava violando um acordo de 2019 que visava proteger a privacidade de crianças dentro de sua plataforma.

publicidade
tiktok
Imagem: Mehaniq/Shutterstock

Investigação da FTC não está relacionada ao projeto de lei que pode proibir o TikTok nos EUA

  • Trata-se de uma investigação separada da situação que corre no Congresso do país.
  • Alguns políticos americanos alegam que o TikTok poderia fazer uso dos dados dos 170 milhões de estadunidenses na rede social para atender interesses do governo chinês.
  • O TikTok, por sua vez, nega essas acusações e garante que os dados dos cidadãos norte-americanos dentro de sua plataforma estão protegidos e seguros, sem que o governo chinês possa ter acesso a eles.

Ainda assim, no começo deste mês, a Câmara dos Representantes dos EUA votou em maioria pela aprovação de um projeto de lei que pede que a ByteDance, a empresa chinesa proprietária do TikTok, venda os direitos do aplicativo nos Estados Unidos em até seis meses. Caso contrário, a rede social seria proibida para uso no país.

A proposta ainda precisa passar pelo Senado dos EUA para a lei entrar de fato em vigor. A Casa Branca disse que o Senado deveria tomar medidas rápidas em favor da segurança nacional. O presidente Joe Biden disse que assinaria o projeto.

tiktok
(Imagem: salarko/Shutterstock)