Há mais de 60 anos, a linha de foguetes Delta, da United Launch Alliance (ULA), vem conduzindo cargas pesadas ao espaço. Agora, chegou o momento da aposentadoria – e a versão mais recente do lançador, chamada Delta IV Heavy, vai voar pela última vez nesta quinta-feira (28).

Sobre os foguetes ULA Delta IV Heavy:

publicidade
  • O Delta IV Heavy é um veículo de lançamento descartável;
  • O primeiro voo de um modelo desse tipo foi em dezembro de 2004;
  • Ele usa motores projetados pela Divisão de Sistemas Integrados de Defesa da Boeing;
  • A montagem final é executada pela ULA;
  • A massa total do veículo é de aproximadamente 733 toneladas e produz cerca de 952 toneladas de empuxo para impulsionar o foguete para o céu na decolagem;
  • O lançamento mais recente de um foguete Delta IV Heavy foi em junho de 2023.
Foguete Delta IV Heavy, da United Launch Alliance (ULA), na plataforma de lançamento para ser abastecido antes de voar pela última vez. Crédito: United Launch Alliance (ULA)

Como assistir ao último lançamento do foguete Delta IV Heavy

A janela de lançamento para o voo derradeiro do foguete Delta IV Heavy se abre às 15h45 (pelo horário de Brasília). A missão, denominada NROL-70, vai decolar do Complexo de Lançamento Espacial-37 na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da ULA no YouTube (clique aqui) a partir das 15h15.

Segundo a descrição da missão no site da empresa, a bordo do foguete estará uma carga classificada sendo lançada em nome do Escritório Nacional de Reconhecimento dos EUA (NRO). O conteúdo e o objetivo da carga não foram revelados pelo NRO, que raramente divulga a natureza ou as capacidades de seus satélites de vigilância.

publicidade

O único comentário da agência a respeito é que o satélite “fortalecerá a capacidade do NRO de fornecer uma ampla gama de informações de inteligência oportunas para tomadores de decisão nacionais, combatentes e analistas de inteligência para proteger os interesses vitais da nação e apoiar os esforços humanitários em todo o mundo”.

Leia mais:

publicidade

ULA vai aposentar outro foguete

Além do Delta IV Heavy, a ULA pretende aposentar também o Atlas V, em atividade desde 2002. Pelos planos da empresa, esse foguete tem mais cinco anos de operação, com o último lançamento programado para 2029.

Ele já está reservado para missões de desenvolvimento da megaconstelação de internet Projeto Kuiper, da Amazon, e também para enviar a cápsula tripulada Starliner, da Boeing, para a Estação Espacial Internacional em seu primeiro lançamento, previsto para 1º de maio.

publicidade

No lugar dos veículos Delta IV Heavy e Atlas V, ficará o superfoguete Vulcan Centaur, que decolou pela primeira vez em 8 de janeiro deste ano, lançando a missão Astrobotic Peregrine rumo à Lua.