Aquela xícara de café no final da tarde pode trazer benefícios interessantes para a saúde. Uma nova pesquisa mostra que consumir a bebida reduz drasticamente o risco de retorno do câncer de intestino e as chances de morte prematura.

O estudo, que se junta a outros que também evidenciam os pontos fortes do café, foi realizado com pacientes da Holanda e suas descobertas foram detalhadas em artigo científico publicado no International Journal of Cancer.

publicidade

O café contra o câncer!

  • Dados de 1.719 pessoas holandesas que consomem café mostram que a bebida pode prevenir o retorno do câncer de intestino.
  • Comparado com aqueles que bebiam duas xícaras de café por dia, os pacientes que tomavam cinco xícaras tinham 32% menos risco de regresso da doença em seis anos ou mais.
  • O estudo também descobriu uma relação entre a quantidade de café e o risco de morte prematura.
  • Uma média de três a cinco xícaras pode reduzir a mortalidade por qualquer causa em até 29%.
  • Segundo os resultados, existe uma quantidade ideal de café que traz benefícios. Beber mais não garante uma melhora na saúde.

Leia mais:

Pesquisas anteriores

Pesquisas anteriores em várias partes do mundo também já destacaram uma conexão entre o consumo de café e uma maior expectativa de vida. Por exemplo, um estudo realizado nos Estados Unidos em 2018 descobriu que consumir mais de quatro xícaras de café por dia estava associado a um risco reduzido de mortalidade por todas as causas, inclusive por câncer do intestino grosso, independentemente das técnicas de preparação do café.

publicidade

Outras pesquisas indicam que o consumo da bebida pode oferecer proteção contra vários tipos de câncer, incluindo câncer de pele, fígado, útero, próstata e até mesmo câncer bucal.

Por que o café tem esse poder?

Ainda não é possível afirmar se o consumo de café está diretamente ligado à redução do risco de morte por câncer de intestino ou se há outro fator protetor em ação. Além disso, a pergunta sobre como a bebida causa esses efeitos, ainda, não possui uma resposta. No entanto, as atuais descobertas podem ajudar a encontrá-las:

Embora não possamos inferir uma relação de causa e efeito em nosso estudo observacional, nossas descobertas podem informar futuros estudos de intervenção e fornecer evidências para desenvolver diretrizes para pacientes [com câncer de intestino grosso]

Equipe de pesquisa para o Science Alert