Em março de 2024, foi divulgado o relatório anual da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU. O estudo faz a medição da felicidade nos países desde 2012 e de lá até aqui, muitas mudanças aconteceram no ranking.

Dentre essas, o Brasil subiu 5 posições, enquanto países de primeiro mundo perderam o lugar entre os 20 países mais felizes. A partir disso, surge uma pergunta que não quer calar, como a ONU define o que determina a felicidade de um país? Confira agora!

publicidade

Leia mais

Critérios da ONU para o ranking de felicidade dos países

Este ano, o relatório anual da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU revelou os países mais felizes do mundo. No pódio, ocupando primeiro, segundo e terceiro lugar estão, respectivamente, a Finlândia, Dinamarca e Islândia.

publicidade

Segundo Jennifer De Paola, pesquisadora da Universidade de Helsinque, especializada nessa temática acredita que a proximidade com a natureza e um bom equilíbrio entre o trabalho e a vida privada são a chave para a satisfação dos finlandeses.

O relatório também revelou que no Brasil, as pessoas estão um pouco mais felizes ao subir 5 posições no ranking, ocupando o 44º lugar. Dessa forma, o Brasil é o terceiro mais feliz da América Latina, perdendo apenas para o Uruguai (26º) e o Chile (38º).

publicidade

Enquanto alguns conseguiram melhorar a sua posição, segundo a ONU, os Estados Unidos, que durante 10 anos nunca saiu da lista dos 20 países mais felizes, caiu algumas posições, e agora ocupa o 23º lugar.

E falando em retrocesso, o índice de felicidade desde o período 2006-2010 foram os de Afeganistão, Líbano e Jordânia, enquanto Sérvia, Bulgária e Letônia registraram fortes avanços.

publicidade

Mas o que, de fato, a ONU considera ao avaliar tais países? Segundo a organização, o relatório considera seis fatores: PIB per capita, apoio social, expectativa de vida, liberdade, generosidade e corrupção. Sendo que a pesquisa considerou a opinião de habitantes de cada um dos países, que, por sua vez, responderam perguntas que dizem respeito a esses indicativos, e as respostas são usadas para definir o ranking. Vale lembrar que os dados da pesquisa foram coletados entre 2021 e 2023.

Hormônios da felicidade: dopamina, serotonina, ocitocina e endorfina
Imagem: Monkey Business Images / Divulgação

Lista dos 10 países mais felizes do mundo

Segundo o relatório da ONU, os 10 países mais felizes do mundo são:

  • Finlândia
  • Dinamarca
  • Islândia
  • Suécia
  • Israel
  • Holanda
  • Noruega
  • Luxemburgo
  • Suíça
  • Austrália

Vale lembrar que o levantamento também divulgou índices de desigualdade. A conclusão foi que a desigualdade na felicidade aumentou em todas as regiões, exceto na Europa, o que os pesquisadores consideraram como um fator preocupante.

Contudo, a legitimidade do ranking, já foi questionada no ano passado, pelo fato de que o índice é calculado com base em avaliações individuais de 1.000 moradores de cada país para cada um desses dos requisitos estabelecidos.

Sendo assim, os primeiros colocados na lista são, com frequência, países ricos onde os 6 indicadores são vistos de maneira majoritariamente positiva pela população. O que acontece é que esses mesmos países vencedores questionam tal legitimidade, pois a questão está em outra pergunta: O que é realmente definido como felicidade?

Alguns especialistas acreditam não existe um consenso médico sobre o que é, afinal, a felicidade. E você, concorda com os requisitos da ONU? O que para você é felicidade, afinal? Deixe a sua opinião nos comentários.