Ficar sem o celular porque descarregou a bateria é ruim e acreditar em ‘truques’ como colocar o aparelho na geladeira vai melhorar a bateria pode parecer uma boa opção. No entanto, este é mais um caso clássico de mitos ou verdades que escutamos por aí e lemos na internet.

Então pode carimbar em letras grandes que colocar o celular na geladeira para recuperar a bateria é um MITO. Aliás, essa prática pode fazer com que a bateria perca energia mais rapidamente. Isso ocorre devido a fenômenos físicos e químicos e ao movimento de elétrons. 

publicidade

Leia mais:

Ao colocar o celular na geladeira, o processo de recuperação da bateria é potencializado, o que auxilia na recuperação momentânea. Provavelmente foi dessa experiência que nasceu o mito. Isso porque, segundo os especialistas, é recomendável que esta prática seja evitada, pois não fará diferença na rotina do usuário e na velocidade de carregamento do aparelho. 

publicidade

Celular na geladeira e cabeça quente depois

Celular na geladeira não recupera bateria

O benefício de recuperar parte da carga residual do aparelho é bastante pequeno em comparação com os potenciais riscos. Os celulares não são projetados para serem expostos às temperaturas negativas que os congeladores chegam, e por isso os danos serão ainda mais extensos. 

Inclusive, o choque térmico causado pela exposição do celular a temperaturas muito baixas pode danificá-lo. 

publicidade

A exposição do dispositivo ao calor ou frio extremo enquanto ele está carregando pode danificar a bateria e reduzir sua vida útil. Por isso, recomenda-se carregar o dispositivo em um local fresco e arejado, longe de fontes diretas de calor ou frio. 

Se a ideia for colocar no freezer, é ainda pior. A bateria pode congelar porque dentro dela existem líquidos e, dependendo do tempo de exposição a temperaturas tão frias, vai congelar.

publicidade

É importante destacar também que expor a bateria a temperaturas extremas, seja de calor ou frio, pode danificar a bateria e reduzir sua vida útil. Como dica, carregue o aparelho em local seco, arejado e longe de fontes diretas de calor ou frio.

Para melhorar a situação da bateria, também pode acessar “Configurações”, selecionar “Assistência do aparelho e bateria”, na sequência, toque em “Limites de uso em segundo plano”. Após, escolha a opção “Suspender aplicativos não usados”.