Desde 2012, o relatório mundial é realizado todos os anos, fazendo uma medição da felicidade divulgada pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU. O levantamento é feito com cerca de 1.000 entrevistado de cada país e se baseia na avaliação que as pessoas fazem da própria felicidade e em dados econômicos e sociais.

Em 2024, o relatório trouxe algumas mudanças, como o fato de os Estados Unidos não estar mais nem entre os 20 países mais felizes do mundo. E a subida do Brasil no ranking, conquistando 5 posições acima (44º lugar). Porém, mais uma vez o protagonismo ficou com os países nórdicos. Quer saber quais? Confira a seguir.

publicidade

Leia mais

5 países mais felizes do mundo

1-Finlândia

Dona da aurora boreal, um dos fenômenos mais incríveis e belos da natureza, a Finlândia ocupa o primeiro lugar no ranking de país mais feliz do mundo, segundo a ONU.  Não é à toa que a terra possui a famosa vila do Papai Noel, pois traz o melhor presente que as pessoas poderiam querer: a felicidade.

publicidade

A nação é conhecida por promover cultura, entretenimento e autoconhecimento e um sistema de educação de referência. Além de proporcionar alto nível de segurança e de renda per capita aos seus cidadãos. Sem contar que há muito investimento em turismo, pois oferece as melhores experiências no Círculo Polar Ártico. 

2-Dinamarca

Mapa Dinamarca
Imagem Pixabay

Considerado o país mais feliz do mundo na primeira edição do relatório da Onu, em 2024 a Dinamarca ocupa a 2ª posição do ranking. Uma combinação de fatores, práticas, hábitos e políticas de alta qualidade centradas no cidadão justificam essa posição.

publicidade

O país possui um sistema social seguro e de qualidade, níveis elevados de confiança e um perfil de cidadãos que detém de um equilíbrio entre vida pessoal e profissional e dedicação diária para cuidar de si mesmo.

Entre outras coisas, na Dinamarca a expectativa de vida também está entre as mais elevadas do mundo. Em média, um dinamarquês vive até os 79 anos.

publicidade

3-Islândia

Islândia mapa
Imagem Pixabay

Com cenários de tirar o fôlego, a Islândia é uma surpreendente ilha de gelo e fogo isolada do meio do Mar do Norte, com 15% de seu território coberto por glaciais, além de esconder mais de vinte vulcões ativos.

No terceiro lugar do ranking, a Islândia é considerada a nação mais amigável do mundo para os imigrantes. Sem contar que nesta terra também há fenômenos incríveis como a aurora boreal multicolorida e o sol da meia-noite.

Vale lembrar que seus moradores também são privilegiados com alta segurança, boa educação e qualidade de vida, assim como os demais países nórdicos desse pódio, já citados acima.

4-Suécia

Suécia mapa
Imagem Pixabay

Em quarto lugar, a Suécia aparece sai na frente em vários aspectos, com uma economia altamente desenvolvida e diversificada, elevado Índice de Desenvolvimento Humano e considerada uma das nações mais socialmente justas do mundo.

Seus nativos adotam uma filosofia de vida que justifica o equilíbrio da população independente de suas riquezas, é o chamado Lagom. A palavra Lagom significa “nem pouco, nem muito”, trazendo o conceito de que a felicidade estaria baseada na moderação e no equilíbrio constante para apreciar a beleza das coisas simples em todos os aspectos da vida.

5-Israel

Embora os israelenses vivam as tensões de conflitos constantes, eles ainda estão na lista dos 5 países mais felizes do planeta, segundo o levantamento atual da ONU.

Conforme o relatório, a maioria dos povos do mundo continuam resilientes em meio às diversas crises dos últimos anos, incluindo Israel. Mas vale lembrar que o relatório é feito considerando dados de 2021 e 2023, ou seja, ainda não havia o conflito que desencadeou em tantas mortes e sofrimento no país.

Além disso, o país caiu uma posição em comparação com o relatório do ano passado em que ocupava o 4º lugar. Pode ser que no levantamento do ano que vem essa queda seja ainda mais brusca, tendo em vista que a pesquisa é feita diretamente com entrevistas de cerca de 1.000 cidadãos do país.