Funcionários federais dos EUA estimaram um custo de pelo menos US$ 2 bilhões (aproximadamente R$ 10 bilhões) para reconstruir a ponte Francis Scott Key, em Baltimore, segundo o site Roll Call. A ponte colapsou após um navio cargueiro bater em um dos seus pilares no começo desta semana.

Para quem tem pressa:

  • A reconstrução da ponte Francis Scott Key, em Baltimore (EUA), pode custar pelo menos US$ 2 bilhões (R$ 10 bilhões). A ponte colapsou após um navio cargueiro bater em um dos seus pilares no começo desta semana;
  • O governo dos EUA tem US$ 950 milhões (R$ 4,7 bilhões) disponíveis para emergências, mas enfrenta a concorrência por esses fundos para outros projetos. A necessidade de ação adicional do Congresso para assegurar financiamento suficiente foi enfatizada pelo secretário de Transportes, Pete Buttigieg;
  • Representantes de Maryland, estado onde Baltimore fica, têm buscado financiamento federal de emergência, com expectativa de apoio bipartidário (de democratas e republicanos) para legislação que permita uma resposta rápida e eficaz à reconstrução da ponte;
  • O desabamento afetou significativamente o tráfego e a economia local, com investigações em andamento sobre suas causas e consequências para as cadeias de suprimentos e infraestrutura.

A projeção inicial coloca em perspectiva a promessa do presidente Joe Biden de cobrir o custo total da reconstrução. O secretário de Transportes, Pete Buttigieg, informou que o governo federal possui aproximadamente US$ 950 milhões (R$ 4,7 bilhões) num fundo de emergência para tal finalidade. E destacou que outros projetos também competem por esses recursos. Buttigieg enfatizou a necessidade de ação adicional do Congresso para garantir fundos suficientes.

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Ponte em Baltimore: colapso e reconstrução

Montagem com imagens de satélite da ponte que caiu em Baltimore
(Imagem: Maxar Technologies)

O desabamento da ponte Francis Scott Key, que é crucial para o tráfego na região, ocorreu após um cargueiro colidir com um dos pilares da estrutura. Seis pessoas que trabalhavam na ponte no momento do incidente foram dadas como mortas após caírem no Rio Patapsco. A importância da ponte para a região acelerou discussões sobre financiamento emergencial.

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Representantes de Maryland (estado onde Baltimore fica), incluindo o deputado David Trone e o senador Chris Van Hollen, têm buscado recursos federais de emergência para enfrentar a situação e garantir uma resposta rápida à reconstrução. Trone afirmou comprometimento total em assegurar o financiamento necessário, enquanto Van Hollen enfatizou a importância de determinar as necessidades financeiras exatas para agilizar a disponibilização de recursos.

Navio cargueiro passando debaixo de ponte em Baltimore
(Imagem: CharlieFloyd/iStock)

Há expectativas de que a legislação para financiamento emergencial seja bipartidária (apoiada por democratas e republicanos), com necessidade de encontrar compensações para os custos elevados da reconstrução da ponte em Baltimore. O secretário de Transportes descreveu o desafio da reconstrução como uma tarefa complexa e custosa. Buttigieg citou a necessidade de avaliar a condição da infraestrutura remanescente e comparou a situação com reconstruções anteriores em outros estados.

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O colapso da ponte em Baltimore, agora sob investigação do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA, destaca preocupações com o impacto econômico local e as implicações mais amplas para as cadeias de suprimentos, dada a importância estratégica do porto da cidade.