A agência de defesa americana DARPA criou um design que pode revolucionar a indústria da aviação militar: uma aeronave com asas “abertas” e que dispensa o uso de superfícies de controle na fuselagem (estabilizadores, leme e flaps).

A ideia inovadora estreia no X-65, que acaba de chegar a uma nova fase de projeto em 2024.

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Como é o avião X-65

Conforme detalhes fornecidos pela agência, o X-65 será construído com asas em formato de diamante (são quatro asas com ângulos de varredura variados). O modelo pesará 3.175 kg e terá uma envergadura de 9 metros.

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A velocidade máxima será de 864 km/h (nenhuma informação sobre motores foi divulgada até aqui).

No modo de controle de fluxo ativo, o avião usará jatos de ar para obter a rotação, inclinação e guinada desejadas. Imagem: Divulgação/Aurora Flight Sciences

O que já sabemos sobre o projeto

  • O projeto da aeronave X-65 acaba de chegar na Fase 3.
  • A proposta é livrar o avião de superfícies de controle tradicionais e usar algo chamado controle de fluxo ativo.
  • Isso permite que os pilotos controlem rotação, inclinação e guinada da aeronave usando o fluxo de ar.
  • O conceito também reduz o peso e a complexidade das aeronaves (nenhuma superfície de controle significa que não há peças móveis no exterior do avião, aumentando assim o desempenho).

Qual o status do X-65?

Uma aeronave experimental em escala real será construída pela Aurora Flight Sciences, subsidiária de pesquisa da Boeing, para testar o novo conceito e seus benefícios. A empresa deve apresentar um protótipo funcional no início de 2025.

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O primeiro voo oficial deve acontecer em meados do próximo ano.