Os jogos de plataforma 2D evocam uma nostalgia profunda para muitos jogadores, transportando-os de volta às épocas em que a diversão vinha em forma de pixels e desafios precisos. 

Esses jogos, caracterizados por seu design bidimensional e movimentação lateral, desafiam os jogadores a atravessar cenários cheios de obstáculos e inimigos. 

publicidade

Leia mais:

Nesta lista, exploraremos oito dos melhores exemplos desse gênero, desde clássicos das eras 8 e 16 bits até títulos mais recentes que mantêm viva a chama da jogabilidade atemporal dos jogos de plataforma.

publicidade

Disney’s Aladdin (Virgin Games)

Não confundir com a excelente versão da Capcom para Super Nintendo, que, embora também baseada no filme animado da Disney de 1992 com o mesmo nome, é um jogo completamente distinto. 

No entanto, a versão da Virgin Games para o Mega Drive é realmente especial. Trata-se de um jogo de plataforma side-scrolling onde o jogador assume o controle de Aladdin, navegando por cenários e uma história baseada no filme. O personagem ataca desferindo golpes com uma cimitarra e também lança maçãs. 

publicidade

Um dos aspectos mais notáveis do jogo são os seus gráficos deslumbrantes. Essa beleza visual tem uma explicação: o jogo utilizou animações desenhadas à mão, posteriormente digitalizadas. Esse processo, conhecido como “digicel”, foi empregado pela primeira vez na história dos videogames nesse título.

Celeste

Este jogo de plataforma 2D indie, lançado pela Maddy Makes Games em 2018, recebeu aclamação da crítica especializada e conquistou uma base dedicada de fãs. Com uma narrativa emocional, “Celeste” lida com temas como ansiedade, depressão e autodescoberta. 

publicidade

No controle de Madeline, uma jovem com ansiedade e depressão, o jogador deve dominar habilidades como corrida, pulo, escalada e um dash aéreo em oito direções para concluir a jornada da protagonista em escalar a Montanha Celeste. O título ainda conta com belos visuais pixelizados.

O jogo está disponível para PC, Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One.

Super Mario Bros. 3

Introduzindo novas mecânicas de jogabilidade para a franquia “Mario”, “Super Mario Bros. 3” é um clássico da era 8 bits e elevou o nível dos jogos do gênero plataforma futuros. 

Com as opções de controlar Mario ou Luigi, o game conta com power-ups como Super Mushroom, Fire Flower e Leaf (Tanooki). “Super Mario Bros. 3” aparece constantemente em listas dos melhores jogos de todos os tempos e é elogiado por sua jogabilidade, gráficos e fator de rejogabilidade.

Shovel Knight

Com gráficos retrô em 8 bits, “Shovel Knight” é um jogo de plataforma 2D com uma pegada nostálgica dos jogos do Nintendinho. Desenvolvido e publicado pela Yacht Club Games em 2014, o game foi aclamado pela crítica especializada. 

Os jogadores controlam o cavaleiro Shovel Knight, que empunha uma pá como sua principal arma. Com sua pá, o protagonista pode atacar os inimigos, cavar através de blocos de terra, desenterrar tesouros ou usá-la para saltar sobre inimigos e objetos. 

Na trama, Shovel Knight tenta resgatar sua amada Shield Knight. Para isso, ele deve combater os membros da Order of No Quarter, que foram enviados pela feiticeira Enchantress.

O jogo está disponível para PC, Nintendo 3DS, Wii U, PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation Vita, Xbox One, Amazon Fire TV e Nintendo Switch.

QuackShot

Desenvolvido pela Sega e lançado em 1991 para o Mega Drive, “QuackShot” é um jogo de plataforma que combina elementos de ação e quebra-cabeça. O game é estrelado pelo icônico Pato Donald. 

Donald porta uma arma especial que pode atirar desentupidores, pipoca ou chiclete. As fases são situadas em um mapa-múndi, onde o jogador precisa retornar às mesmas partes no mapa para desbloquear novos níveis em cada fase. O jogo também conta com gráficos deslumbrantes e uma trilha sonora sensacional.

Rayman Legends

Sequência de “Rayman Origins”, “Legends” é um jogo de plataforma desenvolvido pela Ubisoft Montpellier. O título conta com uma jogabilidade caótica, além de um estilo artístico vibrante e colorido, onde os níveis são ricamente detalhados. 

Com um multiplayer de até quatro jogadores em cooperativo local, é possível escolher entre Rayman, Globox e vários Teensies como personagens jogáveis. 

O jogo está disponível para PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Xbox 360, PlayStation 3, PlayStation Vita e Wii U.

Sonic the Hedgehog 2 

Sequência do popular jogo “Sonic the Hedgehog”, este clássico lançado pela Sega em 1992 para o Mega Drive é um dos mais aclamados jogos de plataforma da história.

O ouriço azul super veloz retorna em sua batalha contra o vilão Dr. Robotnik, acompanhado por seu novo parceiro, Tails. Juntos, eles devem atravessar as icônicas zonas, cheias de obstáculos, inimigos e armadilhas próprias. 

Além disso, “Sonic the Hedgehog 2″ introduziu o modo de dois jogadores, onde é possível competir em corridas através de estágios especialmente projetados. Com um level design, músicas e visuais sensacionais, o jogo foi amplamente aclamado por público e crítica e entrou para a história dos videogames.

Super Mario World

Outro jogo 2D do Mario para adicionar à lista, ‘Super Mario World’ é um dos maiores clássicos do Super Nintendo. 

O jogo segue Mario e Luigi em sua missão para salvar a Princesa Peach do vilão Bowser. Os jogadores devem explorar o Mushroom Kingdom, percorrendo um adorável mapa com várias áreas distintas. 

O jogo é notável por sua jogabilidade precisa, design de níveis criativos e visuais vibrantes. Além dos power-ups icônicos, como a Fire Flower e a Cape Feather, há a adição do dinossauro Yoshi, que Mario pode montar e ficar protegido de danos. Yoshi pode comer inimigos e ganhar habilidades ao comer cascas de Koopa Troopas.