Se você é daquelas pessoas que se divertem no mundo dos games, sabe dizer qual foi o primeiro jogo 2D e quando foi criado? Faz um tempinho já, há 66 anos e era um imenso computador. É até difícil de imaginar para os padrões de hoje em dia, mas é interessante saber qual o ponto de partida para uma invenção e como evoluem com o passar do tempo.

O primeiro jogo 2D foi o Tennis Programing, criado em 1958 por Willy Higinbotham, nos EUA. O jogo era um software que simulava uma partida de tênis num osciloscópio, um dispositivo eletrônico que permite visualizar e analisar ondas de sinal elétrico de forma detalhada.

Leia mais:

O jogo Tennis for Two foi desenvolvido pelo físico William Higinbotham para uma exposição anual no Laboratório Nacional de Brookhaven. O jogo simulava uma partida de tênis e era processado por um computador analógico. 

publicidade

Foi aperfeiçoado ao longo do tempo e o seu nome foi adaptado para Tennis Programming. O jogo Tennis for Two foi o primeiro jogo eletrônico da história a usar um display “gráfico”. O jogo cumpriu seu objetivo de entreter os visitantes do laboratório e chegou a criar filas para jogar.

Evolução dos jogos 2D

Tela do Donkey Kong, prineiro jogo 2D de plataforma
Reprodução

Do primeiro jogo 2D até os dias atuais, passamos por muitas criações, aperfeiçoamentos e mudanças. Os jogos de plataforma surgiram no início dos anos 1980. O primeiro jogo de plataforma foi o Donkey Kong, lançado em 1981 pela Nintendo. O jogo permitia que os jogadores saltassem obstáculos e lacunas. 

Já o primeiro jogo de plataforma de rolagem foi o Jump Bug, lançado em 1981. Os jogadores controlavam um carro que quicava e o navegavam para pular em várias plataformas. 

O jogo Super Mario Bros. popularizou a forma como conhecemos jogos de plataforma em 2D. Hoje, um jogo 2D de grande sucesso é o Among US. Lançado em 2020, ele já acumula mais de 100 milhões de downloads, a maioria a partir de aparelhos celulares. Além disso, o Among Us já ultrapassou a marca de 60 milhões de usuários ativos diariamente.

Definição de jogo 2D

Os jogos 2D são jogos com uma perspectiva bidimensional, onde os objetos do jogo são representados num plano, sem a utilização de modelos tridimensionais. Usam gráficos planos, chamados de sprites, e não possuem geometria tridimensional. 

Esses tipos de jogos são conhecidos pela sua arte visual simples e jogabilidade envolvente. Os jogos 2D de RPG, ou Role-Playing Games, são uma categoria popular de jogos eletrônicos que combinam elementos de narrativa rica, mecânicas de jogo envolventes e ambientes visualmente cativantes. 

O osciloscópio

Osciloscópio

O osciloscópio, ferramenta usada na criação do primeiro jogo 2D, é uma das ferramentas mais utilizadas no ramo da elétrica e também da eletrônica. É indispensável nas bancadas dos laboratórios de eletrônica e já faz parte também do dia a dia dos profissionais reparadores automotivos. 

Apresenta gráficos a duas dimensões de um ou mais sinais elétricos (de acordo com a quantidade de canais de entrada) e pode ser do tipo digital ou analógico.

Donkey Kong, o primeiro jogo 2D de plataforma

Super MarioBros

O primeiro jogo de plataforma amplamente reconhecido é “Space Panic”, lançado em 1980 pela Universal Entertainment Corporation. No entanto, foi o lançamento de “Donkey Kong” pela Nintendo em 1981 que popularizou o gênero e estabeleceu muitos dos elementos-chave dos jogos de plataforma.

A maioria dos primeiros exemplos de jogos de plataforma estava confinada a um campo de jogo estático, geralmente visto de perfil, e era baseada na mecânica de escalada entre as plataformas, em vez de pular. Em “Space Panic”, o protagonista precisa se defender de ameaças espaciais, cavando buracos nas plataformas para que seus inimigos caiam e sejam destruídos

É importante contextualizar o surgimento do primeiro jogo 2D, para entender a evolução desses jogos. O jogo de arcade Donkey Kong, lançado pela Nintendo, é considerado por muitos como o primeiro jogo de plataforma, por conta da popularidade alcançada. O jogo permitiu que os jogadores saltassem obstáculos e lacunas. 

Donkey Kong se transformou em uma série de jogos eletrônicos lançados pela Nintendo. A criação do jogo foi de Shigeru Miyamoto e que gira em torno do personagem Donkey Kong. Trata-se de um gorila que, desde sua primeira aparição no jogo de fliperama em 1981, enfrentava o personagem Jumpman, o Mario, que depois viria a estrelar o primeiro título de sua franquia nos consoles da empresa, Super Mario Bros.

Já o Super Mario Bros. popularizou a forma como conhecemos os jogos de plataforma em 2D. Os jogos do encanador italiano foram muito importantes para a consolidação da indústria e popularização dos videogames.