O vice-presidente executivo de dispositivos móveis da Samsung disse em entrevista recente à CNBC que a empresa está considerando a possibilidade de integrar tecnologia de inteligência artificial generativa ao seu assistente de voz Bixby, que ficou um pouco defasado diante de tantas novas funcionalidades nos novos dispositivos que contém a Galaxy AI.

O Bixby, que foi lançado em 2017 e desde a linha Galaxy S8 está nos smartphones da Samsung, oferece várias funcionalidades, que vão desde traduções ao vivo até recomendações de restaurantes. No entanto, tudo isso acabou sendo substituído nos novos celulares pela inteligência artificial generativa, que conta com maior praticidade para o usuário.

publicidade

Leia mais:

Samsung Bixby
Imagem: Samsung/Divulgação

Adaptação ao “modelo ChatGPT”

Os atuais sistemas são capazes de lidar com dúvidas e direcionamentos muito mais complexos do que as resolvidas pelo Bixby, representando um exemplo notável de inteligência artificial generativa. Esses chatbots podem gerar respostas na forma de texto, imagens e até mesmo em vídeo.

publicidade

Atualmente, o Bixby está presente em uma ampla gama de dispositivos Samsung, desde smartphones e smartwatches até eletrodomésticos. A empresa o considera uma ferramenta essencial para que os usuários controlem seus dispositivos em casa. Mas, que demanda uma atualização para chegar ao que há de mais atual no mercado.

Galaxy S21 FE (Imagem: divulgação/Samsung)
Galaxy S21 FE (Imagem: divulgação/Samsung)

Veja um trecho da entrevista do vice-presidente executivo de dispositivos móveis da Samsung, Won-joon Choi, à CNBC:

publicidade

O Bixby tem sido uma peça fundamental para a Samsung, não apenas nos dispositivos móveis, mas também em TVs e eletrodomésticos digitais que existem no nosso ecossistema. Com o surgimento da inteligência artificial generativa e da tecnologia de modelo de linguagem grande, acredito que devemos redefinir o papel da Bixby, para que se torne mais inteligente no futuro. Isso possibilitará uma conversa mais natural e o desenvolvimento de uma interface que suporte todos os produtos Samsung.

Seguindo a tendência de outros fabricantes de smartphones, a Samsung busca equipar seus dispositivos com recursos mais sofisticados de IA. Recentemente, a empresa lançou novos recursos com o Galaxy AI, junto com a mais recente série de smartphones S24. Entre, as opções a mais utilizada é o “circle and search”, que permite aos usuários destacar algo em suas telas e pesquisá-lo no Google, sem a necessidade de alternar entre aplicativos.