Microsoft está testando chatbot de IA para o Xbox

Empresa está trabalhando no protótipo de um chatbot de inteligência artificial para automatizar solicitações de suporte no Xbox
Por Ana Julia Pilato, editado por Bruno Capozzi 02/04/2024 10h53
xbox-logo-microsoft-store-loja-jogos-mobile-activision-blizzard-google-apple-cma
Imagem: Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Microsoft está testando um chatbot de inteligência artificial para o Xbox que pode ser utilizado para a automatização de tarefas de suporte com um “personagem de IA incorporado” que pode sanar dúvidas e até mesmo processar reembolsos de jogos no site de suporte da Microsoft.

Entenda:

  • A Microsoft está testando um chatbot de inteligência artificial para o Xbox chamado Agente Virtual de Suporte do Xbox;
  • Como divulgado pelo The Verge, o chatbot deve automatizar tarefas de suporte com um “personagem de IA incorporado” para lidar com consultas de todos os clientes do Xbox;
  • Os testes do protótipo estão sendo expandidos rapidamente;
  • O chatbot do Xbox é similar ao Azure AI Bot Service, que permite criar bots para a automatização de tarefas;
  • Haiyan Zhang, gerente geral de Gaming AI da Xbox, diz que “o protótipo torna mais fácil e rápido que os jogadores tenham ajuda com tópicos de suporte usando linguagem natural, obtendo informações das páginas de suporte existentes do Xbox”;
  • Zhang também explica que o novo chatbot é “um personagem animado que pode consultar tópicos de Suporte do Xbox com voz ou texto” para responder com rapidez a solicitações de suporte.
microsoft
(Imagem: LCV/Shutterstock)

Com a ampliação dos testes do protótipo nos últimos dias, a Microsoft espera que, um dia, o chatbot – chamado Agente Virtual de Suporte do Xbox (Xbox Support Virtual Agent, em inglês) – possa lidar com consultas de suporte de todos clientes do Xbox. As informações são do The Verge, e foram confirmadas pela empresa.

Leia mais:

Novo chatbot do Xbox vai agilizar suporte aos clientes

Pessoa segurando controle de Xbox
(Imagem: vfhnb12/Shutterstock)

O novo chatbot do Xbox é similar ao Azure AI Bot Service, que permite que os próprios clientes da Microsoft criem bots para a automatização de tarefas. Como explica Haiyan Zhang, gerente geral de Gaming AI da Xbox, ao The Verge, “o protótipo torna mais fácil e rápido que os jogadores tenham ajuda com tópicos de suporte usando linguagem natural, obtendo informações das páginas de suporte existentes do Xbox.”

Ainda de acordo com Zhang, o chatbot é “um personagem animado que pode consultar tópicos de Suporte do Xbox com voz ou texto” para responder com rapidez a solicitações de suporte – podendo ir desde um Xbox quebrado até ajuda para resolver problemas com assinaturas pagas.

Ana Julia Pilato
Colaboração para o Olhar Digital

Ana Julia Pilato é formada em Jornalismo pela Universidade São Judas (USJT). Já trabalhou como copywriter e social media. Tem dois gatos e adora filmes, séries, ciência e crochê.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.