A Samsung lançou o Super HDR no Galaxy S24, recurso que permite a captura de imagens e vídeos num formato aprimorado baseado no Ultra HDR do Google. A expectativa era que esse recurso, que aprimora a captura de imagens das câmeras, chegasse a outros aparelhos Galaxy – mas a Samsung confirmou que será exclusivo do Galaxy S24.

Para quem tem pressa:

  • A Samsung introduziu a captura de imagens em Super HDR no sistema de câmeras do Galaxy S24. O recurso é uma evolução do Ultra HDR do Google e a expectativa é que chegasse a outras linhas Galaxy com a atualização One UI 6.1. Mas a Samsung afirmou que o recurso continuará sendo exclusivo do Galaxy S24;
  • Segundo a empresa, a captura de imagens em Super HDR requer suporte específico de processador e tela, daí a limitação da sua disponibilidade ao Galaxy S24. No entanto, alguns processadores Galaxy conseguiriam, sim, suportar a funcionalidade;
  • O Super HDR proporciona uma experiência visual mais rica e imersiva, com cores profundas e alcance dinâmico maior. Mas sua implementação aos sistemas de câmeras de linhas anteriores ao Galaxy S24 é, aparentemente, inviável para a Samsung.

Apesar das expectativas, a atualização One UI 6.1 para dispositivos Galaxy “antigos” – entre eles, as linhas Galaxy S23, Galaxy Z Flip 5, Galaxy Z Fold 5 e Galaxy Tab S9 – não incluiu o recurso Super HDR no aplicativo da câmera. Segundo um moderador do fórum da Samsung, o Super HDR exige suporte específico de processador e tela, o que restringe sua disponibilidade ao Galaxy S24.

Leia mais:

Super HDR? Só no Galaxy S24

(Imagem: Framesira/Shutterstock)

Em tese, os processadores de alguns aparelhos Galaxy conseguiriam, sim, suportar o Super HDR. Mas a implementação desse recurso aos sistemas de câmera exigiria mudanças significativas no processamento de imagens pela Samsung – o que parece inviável para modelos mais antigos. Pelo menos, é o que apontou o site Sam Mobile.

publicidade

O Super HDR, desenvolvido a partir do Ultra HDR do Google e introduzido com o Android 14, captura imagens e vídeos com qualidade aprimorada. Essas imagens podem ser visualizadas em HDR no dispositivo e compartilhadas em redes sociais. 

Na prática, esse recurso proporciona uma experiência visual mais rica, com cores mais profundas e alcance dinâmico mais amplo (sombras mais escuras, luzes mais claras sem “estourar”). No geral, isso melhora significativamente a imersão em conteúdos HDR visualizados em telas compatíveis. Mas a captura de imagens em Super HDR continua sendo coisa da linha Galaxy S24. E só dela.