A BYD foi a montadora que mais vendeu carros elétricos no último trimestre de 2023, superando a Tesla. No início de 2024 o cenário mudou. A empresa de Elon Musk conseguiu tomar a liderança novamente, pelo menos até março.

Tesla vendeu mais carros elétricos que a BYD

  • A Tesla superou a BYD nas vendas de carros elétricos no primeiro trimestre de 2024.
  • Em números, a Tesla vendeu globalmente 386 mil veículos elétricos, contra cerca de 300 mil da BYD.
  • Ainda assim, as vendas da empresa ficaram abaixo do esperado.
  • A Tesla também ficou com pelo menos 46 mil carros a mais em estoque, o que aponta queda na demanda (geralmente faltavam unidades por conta da forte procura).
Carros elétricos da Tesla em galpão
(Imagem: ice_blue/Shutterstock)

Leia mais:

publicidade

Segundo o relatório de resultados da empresa divulgado nesta terça-feira (2), as vendas no primeiro trimestre de 2024 caíram 9% frente ao mesmo período do ano anterior. O resultado marca a primeira queda importante nas vendas trimestrais da Tesla desde o segundo trimestre de 2020, período em que o mercado automotivo começou a sentir os efeitos da pandemia.

O que diz a Tesla

A empresa citou problemas como o conflito no Mar Vermelho e atrasos gerados pela chegada da nova geração do Model 3 como motivos que contribuíram com a queda nas vendas.

publicidade

Ainda é cedo para dizer se a Tesla continuará na ponta em vendas globais de elétricos. Como o segmento é um dos mais movimentados, pode ser que a BYD retome a ponta com novas estratégias de expansão e vendas.

Vale destacar que a BYD também produz carros híbridos, diferente da rival. Considerando as vendas de eletrificados (elétricos e híbridos), a montadora chinesa vendeu globalmente mais de 626 mil automóveis no primeiro trimestre.