Ter um carro com câmbio automático já foi considerado um luxo e também já foi alvo de críticas por apresentar mais problemas com a manutenção. Fato é que agora, os brasileiros estão cada vez mais interessados nesse tipo de veículo.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo QuatroRodas, entre janeiro e maio de 2022, seis em cada dez veículos vendidos no Brasil possuíam transmissão automática. No entanto, até pouco tempo atrás, a preferência nacional era por carros equipados com transmissão manual. Talvez por esse motivo, podemos listar uma série de erros que as pessoas cometem ao dirigir um carro com câmbio automático.

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Carro com câmbio automático é mais fácil de aprender do que o manual. No entanto, o contrário também pode ser verdade. O carro automático tem a direção facilitada, mas exige adaptação. E nessa transição, podemos repetir ‘vícios’ dos carros de câmbio manual ou cometer erros que custarão caro.

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1- Usar excessivamente a posição “N”

O uso excessivo da posição N no câmbio automático pode sobrecarregar os componentes da transmissão. 

A posição N (neutro) deve ser usada em paradas prolongadas, como em congestionamentos. O carro não se moverá, mas as rodas não ficam travadas. Se o carro estiver em uma rua inclinada, ele se moverá, exigindo que você use o freio de pé ou de mão. 

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Não se deve dirigir em neutro, pois isso pode provocar acidentes, com risco de morte, e desgastar prematuramente os freios. Mudar a todo momento a posição da caixa sobrecarrega os componentes da transmissão prematuramente. 

Colocar o câmbio em neutro com o veículo andando é uma infração de trânsito. Além disso, impede que o câmbio automático seja lubrificado de forma adequada e pode causar danos irreversíveis ao sistema. 

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Trocar a marcha no câmbio automático do “D” ou do “R” para o “N” ou para o “P” antes de o carro estar totalmente parado pode custar um alto investimento no reparo.

2- Dirigir com sobrecarga 

Dirigir constantemente com carga excessiva no veículo ou em condições severas, como subidas íngremes e terrenos acidentados, pode causar superaquecimento e sobrecarga no câmbio automático. 

Mudanças bruscas de marcha e acelerações rápidas também podem sobrecarregar o câmbio automático, levando a um desgaste prematuro. 

Para evitar problemas com o câmbio automático, você pode:

  • Não sobrecarregar o veículo além da capacidade recomendada pelo fabricante
  • Dirigir de forma suave e evitar pisar no acelerador desnecessariamente
  • Dar tempo para que as mudanças de marcha ocorram de forma suave e progressiva

3- Não engatar o D ou R com o veículo em movimento

Não se deve engatar o D ou R com o veículo em movimento. A mudança de marcha com o carro em movimento pode causar danos na caixa de transmissão e diminuir a vida útil do carro. 

Quando o veículo está em movimento, o câmbio permite o engate da marcha ré, mas o sistema interpreta essa ação como algo inseguro e deixa o carro no neutro. 

Além disso, se o câmbio for deslocado para Neutro com o carro rodando, o freio-motor não vai atuar, e o carro pode ficar desgovernado. 

Ao acelerar o veículo em posição N e trocando rapidamente para o D, esses componentes se desgastam prematuramente, podendo perder a fricção e fazendo a transmissão patinar quando estiver engatada. 

4- Segurar o carro no aclive com o acelerador

É um erro comum em carros manuais e automáticos. Esta prática prejudica a embreagem e, se for recorrente, fará com que o item tenha de ser trocado prematuramente. 

Em carros automáticos, segurar o carro no aclive com o acelerador também superaquece e desgasta os componentes do câmbio. 

Para evitar este erro, algumas transmissões também contam com a posição “L”, que indica Low. Esta posição é usada para manter o veículo em uma marcha mais forte, ideal para aclives muito íngremes.

5- Dirigir com baixo nível de fluido de transmissão

Um nível baixo de fluido de transmissão pode causar danos graves à transmissão, pois não haverá lubrificação adequada. A falta de óleo no câmbio automático pode causar sérios problemas ao sistema, inclusive apresentar falhas durante a condução. 

Alguns sintomas de falta de óleo no câmbio automático são:

  • Dificuldade na troca de marchas
  • Trocas bruscas, lentas ou imprecisas
  • Ruídos de pulsação, barulho de metal ou sons bruscos
  • Trancos no câmbio automático 

A recomendação para esse tipo de problema é trafegar o mínimo possível com o veículo e levar para a oficina o quanto antes para verificar isso. 

Manutenção em carro com câmbio automático
Imagem: Divulgação

Negligência do motorista, alegria do mecânico

Nesta dica, vale um adendo: carro com câmbio automático requer manutenção regular, assim como outros componentes mecânicos. Sem a manutenção devida, os câmbios automáticos podem falhar com menos de 50.000 km. 

O câmbio automático é o segundo componente mais caro para ser substituído em um veículo, perdendo apenas para o motor. 

O desgaste do câmbio pode acontecer por falta de manutenção. Com o tempo, os discos de fricção se desgastam e o lubrificante fica mais grosso e escuro, indicando que ele vai perdendo sua capacidade lubrificante. 

Câmbio bem cuidado e vida no piloto automático!

Por experiência própria, deixo a dica: siga as recomendações para fazer bom uso do seu câmbio automático, cuide da manutenção e aproveite uma dirigibilidade mais tranquila. Assim, terá menos estresse ao volante para encarar o trânsito, sem aquela sequência repetitiva e cansativa de pisar no freio, embreagem e siga sossegado. Seus joelhos e seu bolso agradecem