The Umbrella Academy é uma série norte-americana da Netflix baseada na história em quadrinhos homônima criada por Gerard Way, mais conhecido por seu trabalho como cantor e compositor da banda My Chemical Romance, e ilustrada pelo brasileiro Gabriel Bá.

A série é uma produção da Netflix adaptada por Steve Blackman, e atualmente possui 3 temporadas. Os fãs aguardam ansiosos para a 4ª temporada, que será a última a ser lançada, dando fim à produção. Relembre dos acontecimentos das últimas 3 temporadas para refrescar a memória antes da temporada final.
Leia também:

publicidade

Sinopse de The Umbrella Academy

A história é ambientada em um universo onde 43 mulheres ao redor do mundo que não estavam grávidas deram a luz simultaneamente em 1 de outubro de 1989. Desses bebês, sete foram adotados por um excêntrico bilionário chamado Sir Reginald Hargreeves, que os nomeou por números, mas quase todos eventualmente adotaram um nome: Luther (Número Um), Diego (Número Dois), Allison (Número Três), Klaus (Número Quatro), Número Cinco (que não possui outro nome), Ben (Número Seis) e Vanya (Número Sete). Seis das sete crianças são treinadas e enviadas para combater o crime, exceto por uma, que não aparenta possuir nenhum poder.

Primeira temporada

The Umbrella Academy
Série The Umbrella Academy Imagem: Divulgação / Netflix

Na primeira temporada de The Umbrella Academy, a família Hargreeves se reúne na antiga mansão onde passaram a infância para prestar respeitos ao patriarca da família, Sir Reginald Hargreeves, que faleceu.

publicidade

Apesar de passarem sua infância combatendo o crime, cada um deles cresceu e se distanciou da família seguindo seu próprio rumo, exceto Luther, que estava em missão na lua á quatro anos, mas Vanya se tornou violinista, Klaus é viciado em drogas, Allison é uma atriz famosa, Diego é um vigilante, Ben é falecido e o Número Cinco desapareceu anos atrás.

Contudo, durante o velório de Sir Reginald, o Número Cinco reaparece – após um sumiço de 17 anos –, com a missão de impedir um apocalipse que vai acontecer dali a oito dias. Acontece que o Número Cinco certa vez viajou para o futuro até pouco depois que o apocalipse aconteceu e só há destroços.

publicidade

Ele passa a trabalhar para a Temps Aeternalis, uma agência responsável pela preservação da cronologia do espaço-tempo. Contudo ele foge para voltar no tempo novamente para encontrar os seus irmão e impedir o fim do mundo, porém dois agentes da Temps Aeternalis vão atrás dele para impedir que ele altere o curso das coisas.

Em uma luta contra os agentes Hazel e Cha Cha, Klaus acaba pegando a maleta deles que o faz viajar no tempo e ficar preso em algum lugar do passado. Enquanto há essa perseguição de gato e rato entre Número Cinco e os agentes, Vanya se envolve com um aluno para quem dava aulas de violino, que diz ser Leonard mas, na verdade, seu nome é Harold Jenkins. Ele possui uma mágoa muito grande contra o senhor Hargreeves e busca vingança, e o Número Cinco descobre que Jenkins é a causa do apocalipse que se aproxima.

publicidade

Vanya descobre que foi usada não só por Jenkins, mas também pela sua própria família. É quando descobrimos que Vanya na verdade tem poderes, mas eram considerados muito perigosos por Sir Reginald e ela era mantida sob controle, por isso nunca podia participar do combate ao crime. Allison também utilizou seus poderes para convencer Vanya de que ela não tinha poderes.

Na briga, Vanya libera uma explosão de energia e parte da lua acaba sendo destruída. Um pedaço gigante se aproxima da terra, prestes a destruir o planeta com o apocalipse previsto por Cinco, mas antes que a colisão os atingissem, Cinco consegue transportá-los para outro lugar no espaço-tempo.

Segunda Temporada

Série The Umbrella Academy Imagem: Divulgação / Netflix


Na segunda temporada de The Umbrella Academy, ao fracassarem em salvar o mundo do apocalipse, os irmãos Hargreeves foram forçados a voltar no tempo para tentar novamente, contudo, algo dá errado e cada um dos irmãos acabam em anos diferentesna década de 1960, na cidade de Dallas.

Klaus vai para 1960, onde é um líder espiritual e recebe o auxílio de Ben que ocupa o lugar de sua consciência. Allison fica em 1961, quando a segregação nos Estados Unidos está em alta, e acaba casando e se tornando uma ativista dos direitos humanos. Luther fica em 1962, onde leva a vida lutando boxe em um ringue clandestino e trabalhando na boate do famoso Jack Ruby, responsável por matar Lee Harvey Oswald, suspeito do assassinato de John F. Kennedy em 1963, que a propósito é o ano em que Diego cai, poucas semanas antes desse evento, mas acaba preso em um hospital psiquiátrico. Vanya ficou em 1962, assim como o Número Um, mas sofre uma amnésia e não se lembra de quem é ou que tem poderes, e passa a trabalhar para uma família de fazendeiros. E por fim, o Número Cinco aparece em novembro de 1963 onde descobre que haverá mais um apocalipse que ele precisa impedir.

Enquanto se reúnem e tentam descobrir uma forma de salvar o mundo, Handler, que na verdade não morreu, é punida com rebaixamento de função na Comissão e planeja dar um golpe com a ajuda de sua filha adotiva Lila Pitts, que se torna amiga de Diego para investigar os passos da família Hargreeves. No meio tempo, Ben ajuda Vanya a recuperar suas memórias, mas a alma do Número Seis acaba morrendo de vez.

A operação para impedir o assassinato do presidente Kennedy fracassa e eles são acusados de serem terroristas. Em seu tempo na fazenda, Vanya se apaixonou por Sissy Cooper, mas, sem querer, ela acaba transferindo alguns dos seus poderes para o filho de Sissy.

Os eventos culminam para o momento em que Handler aparece com um exército e mais Lila que possui o poder de imitar os poderes dos oponentes, e apesar dos Hargreeves conseguirem derrotar o exército, eles são mortos por Handler. Por sorte, quando tudo estava perdido, o Cinco, que estava em seus últimos momentos, volta alguns segundos no tempo antes de Handler matar a Umbrella Academy, e Axel aparece e atira nela, salvando a todos.

Vanya tenta tirar os poderes de Harlan, que estava angustiado dentro de um campo de força sem saber o que estava acontecendo. Cinco pega uma maleta de voltar no tempo para que todos possam voltar para 2019, mas chegando em casa eles encontram Sir Reginald vivo e um grupo de superdotados chamados The Sparrow Academy morando em sua mansão.

Terceira temporada

Série The Umbrella Academy Imagem: Divulgação / Netflix


Novamente os irmãos da Umbrella Academy se encontram em uma realidade alternativa. Dessa vez, Sir Reginald está vivo e as crianças que ele criou não são eles, mas um grupo chamado The Sparrow Academy.

Os dois grupos lutam, mas a Sparrow Academy se apresenta mais forte que a Umbrella Academy, que foge, se escondendo no Hotel Obsidian, mas acaba deixando a maleta de viagem no tempo na mansão, e quando Marcus vai devolver a maleta para eles ele descobre o Kugelblitz, um fenômeno criado devido a um paradoxo temporal, que funciona como um buraco negro, e vai “engolindo” pedaços da realidade.

Vanya passa por um momento de autodescoberta e percebe que, na realidade, se identifica como homem e muda seu nome para Viktor. Cinco e Klaus descobrem que as mães de todos eles morreram antes que eles nascessem naquela realidade, criando o paradoxo do avô, que é um fenômeno que ocorre quando alguém faz uma viagem no tempo e acaba mudando algo que impede seu próprio nascimento.

Ao descobrirem o Kugelblitz, a Sparrow Academy e Umbrella Academy se enfrentam, com a última quase derrotada. Lester entra em cena e lança uma explosão de energia em direção à Sparrow Academy, matando Alphonso e Jayme. Viktor descobre que Lester é, na verdade, Harlan Cooper, filho de Sissy Cooper, e que Harlan passou a vida fugindo por não saber controlar os poderes transferidos a ele por Viktor (que na época ainda era chamado de Vanya) em 1963.

Cinco e Lila descobrem uma versão mais velha de Cinco que está prestes a morrer, mas antes de ir aconselha seu eu mais novo a não tentar salvar o mundo.

Harlan conta a Viktor que, quando Sissy morreu, ele deve um descontrole dos poderes e acidentalmente matou as mães dos irmãos da Umbrella Academy causando o paradoxo do avô. Os irmãos decidem entregar Harlan à Sparrow Academy, mas, se sentindo culpado por todo o trauma que causou no garoto, Viktor pede a Allison que o tire do hotel.

Descobrimos que dentro do Hotel Obsidian, tem uma suíte chamada Búfalo Branco, que possui uma passagem para um outro hotel chamado Hotel Oblivion, pelo qual Reginald é obcecado. Sem saber que Viktor não tinha contado a Allison, Harlan diz a ela que ele foi o culpado por matar as mães dos integrantes da Umbrella Academy, e, por consequência, impediu o nascimento de Claire, a filha de Allison da qual ela sentia muita falta e pela qual estava sofrendo a perda, e para se vingar, Allison mata Harlan e o entrega para a Sparrow Academy.

Lila, Sloane, Christopher e Viktor juntam seus poderes para prender o Kugelblitz em Christopher, mas Christopher explode, liberando novamente o fenômeno.

Em meio à iminente destruição do mundo, Luther e Sloane ficam noivos e se casam, com Viktor como padrinho, deixando Ben um tanto chateado, mas a família compartilha um momento feliz. É então que descobrimos que Sir Reginald construir o Hotel Obsidian em torno de um portal que possui um botão que “reseta” o universo, com uma máquina que está no outro hotel chamado Hotel Oblivion, um “espelho” do Obsidian. Para conseguirem salvar o mundo, é necessário sete pessoas passarem pelo túnel e tocar sete sinos.

Reginald mata Luther e convence a todos que foi um guardião. O grupo consegue derrotar os guardiões, mas o braço de Cinco é cortado, e Reginald força a todos a ficarem em cima das estrelas para ativar o processo de “resetar” o universo, menos Allison que percebe que isso está matando seus irmãos. Ela mata Sir Reginald, mas, mesmo assim, toca no botão que ativa a máquina que supostamente consertará tudo.

Por fim, corta para a cena em que Allison volta pra casa para encontrar a filha, Claire, e Ray, que é seu marido e pai de Claire nessa realidade. Os irmãos descobrem o memorial do Hotel Obsidian, Luther está vivo e sem as partes híbridas de gorila, voltando a ter um corpo totalmente humano, mas Sloane não está em lugar algum e, aparentemente, os poderes de todos eles desapareceram.

Os irmãos acabam indo cada um pra um lado, enquanto Sir Reginald aparece segurando a mão de sua esposa que havia falecido. Na cena pós-crédito, vemos Ben em um trem lendo algo, com um sorriso misterioso nos lábios.

O final da 3ª temporada deixou todos preocupados sobre o que irá acontecer com os irmãos da The Umbrella Academy. Luther obviamente vai atrás de sua esposa Sloane, Cinco com certeza vai procurar uma solução pra ter os poderes de volta, e Sir Reginald que, apesar de ter morrido antes de salvarem o mundo, apareceu vivíssimo na última cena e, aparentemente, dono de um império, mas que ainda pode ter um papel relevante na 4ª e última temporada de The Umbrella Academy, que será lançada em breve.