O Oscar é a premiação cinematográfica mais popular do mundo, e vencer a sua principal categoria de melhor filme é uma das maiores honrarias e prestígios dentro da indústria cinematográfica. O Oscar tem o poder de tornar os filmes mais marcantes na história e marcar a época, indicando qual é o rumo que a indústria cinematográfica, principalmente de Hollywood, pretende tomar e ditar tendências estilísticas, artísticas e de produção.

Ao longo dos anos, diversos filmes notáveis receberam esse prêmio, marcando suas contribuições significativas para o cinema. Neste artigo, vamos indicar os melhores longas que venceram a categoria de melhor filme em todos os tempos, durante toda história do Oscar. A nossa seleção leva em conta as principais listas de melhores filmes, como a Sight and Sound e do American Film Institute, além dos agregadores de notas como IMDb, Rotten Tomatoes e Letterboxd.

publicidade

Confira agora!

Parasita (2019)

Cena do filme Parasita
Crédito: Barunson E&A Corp/Divulgação
  • Disponível para assinantes do Max, Globoplay e Claro Now

Com direção do aclamado cineasta sul-coreano Bong Joon-ho, “Parasita” fez história ao se tornar o primeiro filme em língua não-inglesa a ganhar o Oscar de Melhor Filme. O filme também conta com uma avaliação altíssima no Rotten Tomatoes, com 99% de aprovação, e marcou presença na última publicação da lista de melhores filmes da ‘Sight and Sound’, ocupando o 93º lugar.

publicidade

A história trata de uma família pobre que se infiltra na casa de seus patrões ricos e lá descobre mistérios perigosos.

Leia mais:

publicidade

A Lista de Schindler (1993)

Schindler’s List (1993) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Globoplay e da Univer video

Um dos mais aclamados filmes do diretor Steven Spielberg, “A Lista de Schindler” é uma obra baseada em fatos reais, com 98% de aprovação no Rotten Tomatoes e presença constante em listas de melhores filmes desde seu lançamento.

A trama acompanha a história do empresário Oskar Schindler, que durante a guerra usava a força de trabalho dos judeus como mão de obra barata. Porém, isso mudaria quando ele percebeu que poderia salvar as vidas de mais de mil judeus durante o Holocausto.

publicidade

Casablanca (1942)

Imagem do filme “Casablanca” (1942) / Credito: Warner Bros. Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Max e no Oldflix

Com direção de Michael Curtiz, este drama romântico é um dos maiores clássicos do cinema, com interpretações marcantes dos astros Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. O filme conta com 99% no Rotten Tomatoes.

Ambientado no Marrocos durante a Segunda Guerra Mundial, um exilado norte-americano encontra refúgio em Casablanca e se vê envolvido em uma trama ao reencontrar uma antiga paixão, agora casada e precisando de ajuda para fugir dos nazistas.

Um Estranho no Ninho (1975)

One Flew Over the Cuckoo’s Nest (1975) / Crédito: United Artists
  • Disponível para alugar na Claro Video e para compra no Apple TV e Google Play

Com 93% de aprovação no Rotten Tomatoes, este clássico filme com direção de Milos Forman foi o segundo filme a conquistar todos os cinco principais prêmios do Oscar (melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro, melhor ator e melhor atriz). 

Na história, um homem finge insanidade para escapar da prisão e acaba em uma instituição mental. O filme conta com uma atuação histórica do astro Jack Nicholson, e elenco de peso com Danny DeVito, Louise Fletcher e Christopher Lloyd.

Rebecca (1940)

Rebecca (1940)/ Crédito: United Artists (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Oldflix, Netmovies e Looke

Com direção do mestre Alfred Hitchcock, “Rebecca” é um suspense psicológico extremamente envolvente, pela crítica especializada e único filme de Hitchcock a vencer a estatueta dourada.

O filme segue a história de uma jovem de origem humilde que se casa com um viúvo rico e se muda para sua mansão. Lá, ela vai descobrindo segredos e mistérios sobre o passado de seu esposo. No elenco principal, conta com a atuação dos astros Joan Fontaine e Laurence Olivier.

A Malvada (1950)

All About Eve (1950) / Crédito: Twentieth Century-Fox Film Corporation (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Belas Artes À La Carte

Com 14 indicações ao Oscar, o vencedor da estatueta de melhor filme em 1950 é um grande clássico de Hollywood, com presença constante em listas de melhores filmes da história e com 99% de aprovação no Rotten Tomatoes. O drama, com direção de Joseph L. Mankiewicz, examina os bastidores do mundo do teatro de Nova York.

Na trama, acompanhamos uma atriz famosa da Broadway que está em fim de carreira e uma jovem fã, que se infiltra em sua vida como secretária e faz de tudo para chegar ao estrelato.

Lawrence da Arábia (1962)

Lawrence of Arabia (1962) / Crédito: Columbia Pictures (divulgação)
  • Disponível para aluguel e compra na AppleTV, Google Play, Microsoft e Amazon

Um dos maiores épicos do cinema, foi indicado a dez Oscars. Outro longa que frequentemente aparece nas listas de melhores filmes de todos os tempos e foi selecionado para preservação no National Film Registry.

Com direção de David Lean, o filme narra a jornada do oficial britânico T.E. Lawrence no deserto da Arábia e seu envolvimento no conselho nacional árabe durante a Primeira Guerra Mundial.

O filme conta com uma atuação lendária de Peter O’Toole, elenco com Alec Guinness, Omar Sharif, Anthony Quinn e com cenários grandiosos e deslumbrantes.

O Poderoso Chefão (1972)

The Godfather (1972) / Crédito: Paramount
  • Disponível para assinantes do Star, Paramount+ e OldFlix

Com direção de Francis Ford Coppola e baseado no romance de Mario Puzo, “O Poderoso Chefão” é um épico do crime que se tornou um ícone da cultura pop, explorando temas de poder, família e lealdade.

Após a tentativa de assassinato do líder da família Corleone, Vito Corleone, seus filhos Michael e Sonny são forçados a assumir os negócios da família. O filme acompanha a saga da família Corleone e sua batalha para estabelecer poder e influência na América.

O filme tem um elenco fortíssimo, com atuações magistrais de Marlon Brando e Al Pacino, além de Robert Duvall, Diane Keaton e James Caan.

O Poderoso Chefão: Parte II (1974)

The Godfather 2 (1974) / Crédito: Paramount
  • Disponível para assinantes do Star, Paramount+, GloboPlay e ClaroNow

Aclamada sequência do clássico “O Poderoso Chefão”, conta novamente com direção de Coppola. O filme explora a ascensão de Michael Corleone ao poder e os dilemas que o acompanham como líder do clã Corleone.

Após os eventos do primeiro filme, Michael agora é o líder da família e tenta expandir os negócios para novos territórios. Em paralelo, acompanhamos a jornada do jovem Vito Corleone, e como ele saiu da Sicília em 1910 e chegou a Nova York para construir um império do crime.

Boa parte do elenco do filme anterior retorna, e ainda conta com a adição de Robert De Niro interpretando o jovem Vito Corleone.

Aurora (1927)

Sunrise: A Song of Two Humans (1927) / Crédito: Fox Film Corporation
  • Disponível para assinantes do Belas Artes À La Carte

Considerado um dos filmes mais importantes da história do cinema, Aurora (1927) é uma obra-prima do cinema mudo dirigida pelo mestre F.W. Murnau.

Premiado com três Oscars em 1929, incluindo o Oscar de Melhor Produção Cinematográfica Única e Artística (prêmio nunca mais concedido), Aurora foi selecionado para preservação pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e pelo British Film Institute por sua significância histórica, estética e cultural.

A história gira em torno de um homem da fazenda que é seduzido por uma mulher da cidade, induzindo-o a afogar sua esposa. Ele tenta, mas desiste antes de completar o ato. Sua esposa foge para a cidade, e arrependido, o homem a segue para tentar reconquistá-la e provar que ainda a ama.

Sunrise: A Song of Two Humans (1927) / Crédito: Fox Film Corporation