Lojas automatizadas da Amazon não são tão automatizadas assim; entenda

O que deveria ser um sistema automatizado para dar mais agilidade ao processo de compras, na verdade, dependia da intervenção humana
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 03/04/2024 17h27, atualizada em 04/04/2024 21h11
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

As mercearias da Amazon nos EUA, chamadas Amazon Fresh, tinham um sistema automatizado para compras, o Just Walk Out, em que o consumidor conseguia sair da loja com seus itens sem precisar passar por um caixa. No entanto, o que muitos clientes não sabiam, é que sua compra estava sendo vigiada.

Leia mais:

Embora o sistema parecesse completamente automatizado, foi revelado que o Just Walk Out contou com mais de 1.000 pessoas na Índia assistindo e rotulando vídeos para garantir checkouts precisos. Uma tarefa que se imaginava ser feita sem a intervenção humana, com sensores nas lojas indicando os produtos retirados para que a cobrança viesse ao cliente depois.

De qualquer maneira, a Amazon anunciou nesta semana, conforme informações do Gizmodo, que irá descontinuar o sistema Just Walk Out de suas lojas Amazon Fresh.

Divulgação/Amazon

Pouco mais da metade das lojas Amazon Fresh noa EUA estavam equipadas com o Just Walk Out. A tecnologia permite que os clientes pulem completamente a finalização da compra, digitalizando um código QR ao entrar na loja para se identificarem. Não há caixas nesse sistema, ao menos não fisicamente na loja, já que as pessoas na Índia vigiando as compras funcionando basicamente como caixas.

Sistema automatizado para mercados se mostrou pouco eficiente e prático

  • O Just Walk Out foi lançado pela primeira vez em 2016, apresentando a maior e mais ousada inovação da Amazon em compras de supermercado.
  • A tecnologia prometia uma praticidade incrível, mas houve problemas.
  • Muitas vezes, os clientes demoravam horas para receber os recibos após saírem da loja, principalmente porque os caixas que vigiam as compras assistiam novamente aos vídeos e atribuíam itens a diferentes clientes.
  • O sistema de scanners e câmeras de vídeo de cada loja também é incrivelmente caro.

Além disso, dados que chegaram a imprensa americana dizem que 70% das vendas com o Just Walk Out exigiam revisores humanos em 2022. Uma marca que não cumpria as metas internas da Amazon de atingir menos de 50 revisores a cada 1000 vendas.

Em vez da tecnologia Just Walk Out, a Amazon está migrando para o Dash Carts, um scanner e uma tela incorporados ao carrinho de compras, permitindo que o próprio cliente passe as compras enquanto ainda está pegando os itens que deseja.

As lojas Amazon Fresh também contarão com balcões de auto check-out a partir de agora, para pessoas que não são membros da Amazon.

“Estamos lançando o Amazon Dash Cart, nossos carrinhos de compras inteligentes”, disse um porta-voz da Amazon ao Gizmodo. A Amazon confirmou que esse recurso está substituindo a tecnologia Just Walk Out nas lojas Amazon Fresh.

Imagem: VDB Photos/Shutterstock


Assista a filmes e séries

Assine Amazon Prime para assistir a filmes e séries populares, incluindo Amazon Originals premiados. O Amazon Prime também inclui a entrega GRÁTIS e rápida de milhares de itens elegíveis, mais de 2 milhões de músicas sem anúncios e muito mais. Clique aqui e comece seu teste GRÁTIS por 30 dias!

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.