As mercearias da Amazon nos EUA, chamadas Amazon Fresh, tinham um sistema automatizado para compras, o Just Walk Out, em que o consumidor conseguia sair da loja com seus itens sem precisar passar por um caixa. No entanto, o que muitos clientes não sabiam, é que sua compra estava sendo vigiada.

Leia mais:

publicidade

Embora o sistema parecesse completamente automatizado, foi revelado que o Just Walk Out contou com mais de 1.000 pessoas na Índia assistindo e rotulando vídeos para garantir checkouts precisos. Uma tarefa que se imaginava ser feita sem a intervenção humana, com sensores nas lojas indicando os produtos retirados para que a cobrança viesse ao cliente depois.

De qualquer maneira, a Amazon anunciou nesta semana, conforme informações do Gizmodo, que irá descontinuar o sistema Just Walk Out de suas lojas Amazon Fresh.

publicidade
Divulgação/Amazon

Pouco mais da metade das lojas Amazon Fresh noa EUA estavam equipadas com o Just Walk Out. A tecnologia permite que os clientes pulem completamente a finalização da compra, digitalizando um código QR ao entrar na loja para se identificarem. Não há caixas nesse sistema, ao menos não fisicamente na loja, já que as pessoas na Índia vigiando as compras funcionando basicamente como caixas.

Sistema automatizado para mercados se mostrou pouco eficiente e prático

  • O Just Walk Out foi lançado pela primeira vez em 2016, apresentando a maior e mais ousada inovação da Amazon em compras de supermercado.
  • A tecnologia prometia uma praticidade incrível, mas houve problemas.
  • Muitas vezes, os clientes demoravam horas para receber os recibos após saírem da loja, principalmente porque os caixas que vigiam as compras assistiam novamente aos vídeos e atribuíam itens a diferentes clientes.
  • O sistema de scanners e câmeras de vídeo de cada loja também é incrivelmente caro.

Além disso, dados que chegaram a imprensa americana dizem que 70% das vendas com o Just Walk Out exigiam revisores humanos em 2022. Uma marca que não cumpria as metas internas da Amazon de atingir menos de 50 revisores a cada 1000 vendas.

publicidade

Em vez da tecnologia Just Walk Out, a Amazon está migrando para o Dash Carts, um scanner e uma tela incorporados ao carrinho de compras, permitindo que o próprio cliente passe as compras enquanto ainda está pegando os itens que deseja.

As lojas Amazon Fresh também contarão com balcões de auto check-out a partir de agora, para pessoas que não são membros da Amazon.

publicidade

“Estamos lançando o Amazon Dash Cart, nossos carrinhos de compras inteligentes”, disse um porta-voz da Amazon ao Gizmodo. A Amazon confirmou que esse recurso está substituindo a tecnologia Just Walk Out nas lojas Amazon Fresh.

Imagem: VDB Photos/Shutterstock