O YouTube introduziu a opção de tornar Shorts exclusivo para membros assinantes dos canais. Na prática, a nova função anunciada pela plataforma vai permitir aos criadores de conteúdo colocarem alguns de seus vídeos publicados no formato à la TikTok atrás de paywalls.

Para quem tem pressa:

  • O YouTube lançou uma funcionalidade que permite aos criadores de conteúdo tornar seus Shorts exclusivos para membros assinantes. O recurso adiciona outra camada de monetização para vídeos “estilo TikTok” postados na plataforma;
  • Criadores podem marcar seus Shorts como “Somente Membros” no menu de visibilidade. Os vídeos exclusivos, acessíveis apenas para espectadores que assinam o canal, serão identificados por um ícone de estrela;
  • O YouTube aconselha os criadores a manterem um estilo informal nos Shorts exclusivos. A ideia é oferecer aos assinantes uma experiência mais pessoal e íntima;
  • O movimento do YouTube acompanha uma tendência mais ampla no setor. Plataformas como o TikTok também têm expandindo opções de conteúdo exclusivo por assinatura – inclusive, os em formato curto.
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(Imagem: rafapress/Shutterstock)

Os criadores de Shorts poderão erguer os novos paywalls ao escolher a opção “Somente Membros”, que aparecerá no menu de “visibilidade”. Os Shorts postados somente para membros do canal serão marcados com um ícone de estrela. Para assistir a esses vídeos, os espectadores precisarão comprar uma assinatura do canal em questão.

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Paywall para Shorts no YouTube

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(Imagem: 19 STUDIO/Shutterstock)

O site TechCrunch observou que o YouTube encara o “Members Only” dos Shorts como uma ferramenta valiosa para criadores que desejam realizar sessões de perguntas e respostas, levar fãs aos bastidores ou anunciar futuros projetos, por exemplo. O YouTube também sugeriu que os criadores adotem um tom informal para seus Shorts com paywall, para que os espectadores sintam que estão obtendo acesso íntimo aos canais que apoiam financeiramente.

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De modo mais geral, a nova fonte de receita integra o número crescente de opções de monetização dos vídeos estilo TikTok na plataforma. O YouTube publicou recentemente um post no seu blog para celebrar o primeiro aniversário dos anúncios em Shorts. Na postagem, destacou que 25% dos criadores no Programa de Parceiros do YouTube ativaram a monetização de Shorts nos últimos 12 meses.

YouTube Shorts versus TikTok
(Imagem: Ascannio/Shutterstock)

O YouTube não é a única plataforma que tem implementado paywalls em seu conteúdo de formato curto. A disponibilidade da assinatura do TikTok LIVE tem aumentado desde 2022, e o aplicativo, propriedade da ByteDance, anunciou recentemente que os criadores de conteúdo “on demand” também poderão cobrar por assinaturas.