Uma nova atualização do sistema operacional ChromeOS (M123) foi anunciada, trazendo recursos como a capacidade de personalizar atalhos de teclado e botões do mouse e habilitou conexões de ponto de acesso em Chromebooks. As informações são do The Verge.
Leia mais:
- Como escolher um Chromebook para comprar; veja as principais dicas
- Tela de 120Hz e processador Intel são destaques de primeiro Chromebook gamer da Acer
- Como ativar o modo de economia de energia do Chrome
Entre as atualizações de abril do Google, também houve correções de bugs para Pixel Watches e telefones Google Pixel a partir do modelo 5A.
Personalizando atalhos de teclado e botões extras do mouse
- O recurso de atalho de teclado funcionará como em outros sistemas operacionais: será possível atribuir ações específicas a combinações de teclas específicas.
- O Google usa exemplos de ajustes de atalhos para facilitar a execução usando apenas uma mão ou torná-los parecidos com aqueles com os quais o usuário já está acostumado, por exemplo, no macOS.
- É o mesmo conceito pensado na personalização dos botões do mouse: caso se trate de um mouse com botões extras além dos cliques esquerdo e direito, o usuário pode atribuir uma função nova ao botão lateral no ChromeOS, graças a esta nova atualização.

Outra adição interessante que foi feita é a das preferências de idioma por aplicativo para aplicativos Android executados no ChromeOS; junto a isso, a atualização informa que tornou as vozes de conversão de texto em fala off-line mais naturais. Seguindo o que geralmente faz o Google, com seus cronogramas, o esperado é que essas atualizações sejam lançadas nos próximos dias.
No Pixel Watch, o Google adicionou sua própria versão do Taptic Time, o recurso de acessibilidade do Apple Watch que informa que horas são com sinais vibrantes. Após a atualização, também ficará mais fácil perceber a diferença quando o usuário ajusta a configuração de brilho automático do relógio.
Já a atualização do Google Pixel aborda problemas como estabilidade da câmera ao alternar entre zooms e a câmera não redefinir sua exposição quando os usuários tocam na tela. Junto a isso, foi corrigido um bug de biometria em que uma tela preta aparecia quando os usuários desbloqueavam o aparelho.

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.
Bruno Capozzi é jornalista, mestre em Ciências Sociais e editor executivo do OD.