Na manhã deste domingo (7), pessoas próximas ao ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes procuraram a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para saber quais são os procedimentos necessários para retirar o X do ar. O contato veio via Tribunal Superior Eleitoral (TSE), prsidido por Moraes.

Segundo informações obtidas por Andreza Matais, do UOL, dada a articulação dos interlocutores de Moraes, o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, resolveu acionar as principais operadoras de telefonia do País para que se preparem para uma possível ordem judicial obrigando-as a retirar a rede social de Elon Musk do ar.

publicidade

Leia mais:

Como já aconteceu no passado (inclusive com outras plataformas), para que o X seja removido do ar no Brasil, é necessária uma ordem judicial. A partir dela, as operadoras bloqueiam o acesso.

publicidade

X será retirado do ar no Brasil?

  • A “confusão” começou após Musk postou no perfil de Alexandre de Moraes no próprio X questionamentos sobre recentes decisões judiciais acerca da remoção de postagens da rede social;
  • Ainda, Musk alegou que Moraes vem ferindo a Constituição brasileira e deveria renunciar ou ser alvo de impeachment (leia mais aqui);
  • Já neste domingo (7), informações da CNN indicam que o escritório brasileiro do X aguarda instruções da matriz para saber qual será o próximo passo jurídico a ser dado pela empresa no Brasil (leia mais aqui).

O UOL tentou contato com Moraes, que não quis se manifestar.

Perdeu seguidores no X? Empresa promove nova varredura contra robôs

Uma das principais bandeiras de Elon Musk desde que comprou o Twitter, hoje X, o enfrentamento a robôs e perfis falsos voltou à tona nesta semana.

publicidade

A plataforma informou ter dado início a um processo de limpeza dentro do sistema. Desde a última quinta-feira (4), contas automatizadas e acusadas de spam começaram a ser deletadas sob a justificativa de que estariam cometendo atividades consideradas irregulares.

Leia a matéria completa aqui