Quem tem um computador com os processadores Intel Core i9 de 13ª e 14ª geração para desktop não tem conseguido jogar alguns títulos com tranquilidade. Usuários desses modelos perceberam que os travamentos de jogos nos últimos meses aumentou. As informações são do The Verge.

Leia mais:

publicidade

Os jogos que mais vem tendo problemas são The Finals, Fortnite e Tekken 8. As ocorrências, inclusive, fizeram com que a levou a Epic Games publicasse um aviso de suporte para incentivar os proprietários de Intel Core i9 13900K e 14900K a ajustar as configurações BIOS de seus PCs.

Fortnite
Imagem: shutterstock/Cassiano Correia

A Intel diz que está investigando os relatos. “Estamos cientes dos problemas que ocorrem ao executar certas tarefas em processadores de núcleo de 13ª e 14ª geração para PCs desktop e estamos analisando-os com as principais afiliadas”, disse um porta-voz da Intel em comunicado.

publicidade

Falhas parecem ter relação com jogos que usam a Unreal Engine

  • As falhas variam em gravidade dependendo do jogo. Alguns títulos que travam, exibem um erro de “falta de memória”.
  • Há jogos que simplesmente fecham sozinhos e levam o usuário para a área de trabalho, enquanto outros travam completamente a máquina e exigem que o PC seja reiniciado.
  • A maioria dos jogos afetados parece ser baseada no Unreal Engine, o que pode apontar para um problema de estabilidade que a Intel precisa resolver.

As soluções até o momento não são definitivas, e o que parece estar funcionando para melhorar a estabilidade é reconfigurar manualmente os processadores Intel. Nessas reconfigurações, a Epic Games sugere alterar o comportamento do SVID para Intel Fail Safe nas configurações BIOS das placas-mãe Asus, Gigabyte ou MSI.

Fachada da Intel em Santa Clara, Califórnia
Imagem: Tada Images / Shutterstock

Os fabricantes de PC personalizados Power GPU recomendam reduzir o limite de proporção do núcleo de desempenho. A medida parece ajudar na estabilidade em certos jogos.

publicidade

A Intel confirmou a investigação sobre os problemas, porém, ainda não deu maiores detalhes do que já descobriu, portanto, até agora e ainda não está claro qual é a causa dos travamentos.