Como controlar a raiva? Conheça método comprovado pela ciência

Uma pesquisa conduzida no Japão avaliou técnica para reduzir os sentimentos de raiva e descobriu que ela realmente funciona. Saiba qual é!
Por Nayra Teles, editado por Lucas Soares 10/04/2024 04h00, atualizada em 11/04/2024 21h38
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Sabe aqueles momentos em que tudo o que você consegue sentir é raiva? Descarregar esse sentimento pode trazer um grande alívio e ajudá-lo a lidar com a causa dele. Existem algumas formas de fazer isso e uma delas acaba de ter sua eficácia comprovada pela ciência.

Pesquisadores da Escola de Pós-Graduação em Informática da Universidade de Nagoya, no Japão, avaliaram a técnica que consiste em escrever seus sentimentos de raiva em um papel e depois destruí-los. O resultado foi surpreendente.

Teste de raiva

Para avaliar o método que consiste em escrever os sentimentos de raiva no papel e destruí-los, os pesquisadores aplicaram um “teste de raiva” com voluntários. Na fase um, pediram aos participantes que escrevessem um pequeno texto com suas opiniões sobre problemas sociais, como a proibição da prática de fumar em público.

Todos eles receberam a mesma avaliação e comentário negativo sobre o texto, independente da qualidade da produção: “Não posso acreditar que uma pessoa instruída pensaria assim. Espero que essa pessoa aprenda alguma coisa enquanto estiver na universidade”.

Imagem: Yuta Kanaya/ Universidade de Nagoya

Leia mais:

Em seguida, o grupo foi dividido em dois. O primeiro recebeu orientação para escrever seus sentimentos sobre o feedback num papel e descartá-lo no lixo ou triturá-lo. Enquanto isso, os demais fizeram o mesmo, mas guardaram o documento em um recipiente de plástico.

Como era de se esperar, depois de lerem o comentário, todos os participantes sentiram mais raiva. No entanto, aqueles que jogaram fora ou destruíram o desabafo escrito tiveram os níveis de raiva reduzidos. Já aqueles que guardaram o documento apresentaram apenas uma leve redução do sentimento.

Esperávamos que nosso método suprimisse a raiva até certo ponto. No entanto, ficamos surpresos ao ver que a raiva foi eliminada quase totalmente.

Nobuyuki Kawai, autor da pesquisa, para o Medical Xpress.

Cultura japonesa

As descobertas sobre a técnica podem esclarecer a origem de uma antiga tradição cultural japonesa conhecida como “hakidashisara”. O festival é típico do santuário Hiyoshi em Kiyosu, na Província de Aichi, nos arredores de Nagoya, e acontece anualmente. Nele, as pessoas quebram pequenos discos representando coisas que as irritam.

Segundo Kawai, o ato de destruir um “papel do desabafo” pode ser útil em situações de grande estresse, como no trabalho. Então, quando tiver aquela vontade de soltar diferentes insultos de tanta raiva, independente do lugar ou momento, lembre-se do bloquinho de notas.

O estudo foi publicado no Scientific Reports.

Nayra Teles
Redator(a)

Nayra Teles é estudante de jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e redatora no Olhar Digital

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.