O presidente-executivo da OpenAI, Sam Altman, apresentou finalmente às empresas Fortune 500 (500 maiores corporações dos Estados Unidos) seu novo chatbot de inteligência artificial (IA) voltado para o setor corporativo: o ChatGPT Enterprise. De acordo com a Reuters, o CEO dirigiu-se diretamente a mais de 100 executivos em São Francisco, Nova York e Londres, realizando demonstrações do produto. 

Para quem tem pressa: 

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  • Altman apresentou as funcionalidades do Enterprise ao lado do diretor de operações Brad Lightcap; 
  • Conversando com potenciais clientes de setores como finanças, saúde e energia, os executivos destacaram uma série de aplicações, como gerenciamento e tradução de call centers; 
  • A empresa garantiu que os dados dos clientes ChatGPT Enterprise não serão usados para treinar seus modelos; 
  • A principal diferença do novo ChatGPT para empresas é que ele permite que as companhias personalizem e treinem a IA para atender demandas específicas; 
  • Esta nova versão do chatbot vem com recursos poderosos, por exemplo: acesso ao GPT-4 sem limites de uso, melhorias de desempenho e créditos de API; 
  • A startup lembrou também que, dada a parceria com a Microsoft, o Enterprise estará disponível via Azure, plataforma de nuvem da big tech, e Microsoft 365 Copilot, IA da Microsoft; 
  • A OpenAI tem ainda outra versão do chatbot, o ChatGPT Business, esse será lançado para negócios mais modestos; 
  • As informações foram concedidas à Reuters via fontes que participaram dos eventos. A OpenAI e Microsoft ainda não se pronunciaram oficialmente. 

Leia mais! 

Questionado sobre pagar pelo Enterprise mesmo já sendo cliente da Microsoft, Altman explicou aos clientes que o serviço empresarial permitirá trabalhar diretamente com a equipe OpenAI, tendo acesso a modelos mais recentes e mais oportunidades de obter produtos de IA personalizados. 

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OpenAI e diversificação de serviços 

Valendo atualmente US$ 86 bilhões, a terceira startup mais valiosa do mundo, a OpenAI tem tentado diversificar seu fluxo de receita desde que o ChatGPT explodiu em popularidade no final de 2022. A meta da empresa é atingir uma receita de US$ 1 bilhão em 2024. 

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Com a chegada do Enterprise, ela espera que as vendas para empresas se tornem uma parte mais significativa de sua receita. Atualmente, segundo a startup, a versão para consumidor do seu chatbot já está em uso por mais de 92% das empresas Fortune 500 — que devem migrar para o novo produto mais exclusivo e personalizável. 

Vale lembrar que a OpenAI também se prepara para o lançamento de lojas de ChatGPT e da Sora, ferramenta de criação de vídeos refinados que tem sido divulgada pela companhia, especialmente em Hollywood.