A loja GPT, espécie de loja de aplicativos da OpenAI, abre para negócios nesta semana. Nela, os usuários poderão vender e compartilhar seus “ChatGPTs” – chatbots desenvolvidos com base nos grandes modelos de linguagem (LLM) da startup especializada em inteligência artificial (IA).

Para quem tem pressa:

  • A OpenAI vai lançar uma espécie de loja de aplicativos na qual usuários poderão vender e compartilhar seus “ChatGPTs” – chatbots baseados em grandes modelos de linguagem (LLMs) da startup;
  • A empresa informou, num e-mail para usuários inscritos como GPT Builders, que o lançamento da loja estava marcado para esta semana;
  • Em novembro, a OpenAI anunciou a possibilidade de criação e personalização de GPTs – agora, a loja oferece oportunidades para os usuários monetizarem suas criações;
  • A loja inicialmente estava prevista para abrir em novembro, mas seu lançamento foi adiado por conta do período turbulento para a empresa, com a demissão e readmissão do CEO Sam Altman.

A empresa divulgou a previsão de lançamento da GPT Store num e-mail enviado para inscritos como GPT Builders, segundo o The Verge. A mensagem pedia para os usuários verificarem se suas criações atendiam às diretrizes da OpenAI. E os lembrava de tornarem seus GPTs públicos.

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Loja de ChatGPTs

Detalhe da página do ChatGPT
(Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital)

Em novembro de 2023, a OpenAI anunciou, em sua conferência de desenvolvedores, que permitiria que outras pessoas construíssem agentes de IA, chamados de GPTs, usando seu modelo de linguagem GPT-4. Disponível para assinantes do ChatGPT Plus e planos empresariais, o recurso permite que as pessoas criem versões personalizadas de chatbots estilo ChatGPT. 

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Enquanto os GPTs personalizados desenvolvidos pela OpenAI estão disponíveis na aba explorar do ChatGPT Plus, a loja permitirá que os usuários compartilhem e monetizem seus GPTs. A OpenAI informou que planeja pagar os criadores de GPTs com base no uso e popularidade dos seus chatbots. Mas não divulgou demais detalhes sobre isso.

A loja inicialmente deveria ter sido lançada em novembro, mas precisou ser adiada. É que novembro foi um mês turbulento para a empresa, com a demissão e readmissão do CEO Sam Altman. O lançamento passou para dezembro e depois foi adiado novamente. Agora vai!