O Google Street View mostra as imagens de ruas, pontos turísticos e outros espaços públicos para facilitar a busca no Google Maps. Por isso, a empresa faz novas fotos periodicamente para manter a ferramenta atualizada. Mas você sabia que o Google revela os lugares que serão mapeados no futuro? Descubra como nas linhas a seguir.

Leia mais:

publicidade

A ferramenta está disponível no próprio site do Google, e está disponível para todos na página com título “Como funciona”. Além de explicar como a coleta das imagens é feita, o site possui a seção “Quais lugares vamos mapear este mês”. Nessa parte, os usuários conseguem verificar quando haverá novos mapeamentos em locais específicos.

Câmera do Google Street View montada em um carro
Câmera do Google Street View montada em um carro / Divulgação: Google

Para saber a “agenda” do Google, basta escolher o país e a região. Depois, clique em “Confira os distritos” e verifique abaixo onde será o próximo mapeamento de carro ou a pé.

publicidade

O Google, no entanto, não oferece uma data completamente precisa. Por exemplo, ao selecionar São Paulo, a companhia apenas informou que passaria entre janeiro e dezembro de 2024 na capital paulista, Guarulhos e afins.

“Como há fatores alheios ao nosso controle (clima, bloqueio de vias etc.), é sempre possível que nossos carros não estejam operando ou que ocorram pequenas mudanças”, explicam. “Lembre-se também de que quando determinada cidade é especificada, a lista pode incluir cidades menores e povoados razoavelmente próximos.”

publicidade

O Google usa apenas carros?

Google Street View em Macchu Picchu
Google Street View em Macchu Picchu / Divulgação: Google

Além do carro, que possui uma câmera instalada no teto, o Google também realiza as capturas de outras maneiras com o auxílio do Trekker. Trata-se de um equipamento portátil, que pode até ser alocado em uma mochila para que uma pessoa realize os registros andando.

No entanto, essa não é a única forma de uso do Trekker. O equipamento também pode ser colocado em uma moto de neve ou em uma motocicleta. Essa versatilidade ajuda a registrar imagens em locais onde não há acesso para carros, por exemplo.