Forças de Israel responderam a um ataque coordenado do Irã utilizando seus sistemas defensivos principais, o Domo de Ferro e o Arrow 3, para interceptar a maioria dos mais de 300 drones, mísseis balísticos e mísseis de cruzeiro disparados em direção ao seu território. Além disso, alguns dos projéteis foram abatidos pelos Estados Unidos e outros aliados. As informações são do New York Times.

Leia mais:

publicidade

Conheça o Domo de Ferro e o Arrow 3 de Israel

O Domo de Ferro, em operação desde 2011, mostrou-se eficaz em interceptar uma variedade de foguetes de trajetória difícil de ser prevista. Durante o conflito de novembro de 2014, quando militantes de Gaza dispararam cerca de 1.500 foguetes contra Israel, autoridades israelenses afirmaram uma taxa de sucesso de até 90%, embora especialistas externos tenham expressado ceticismo. O sistema foi atualizado em 2021, mas os detalhes das mudanças não foram divulgados publicamente.

Imagem: Oren Ravid – Shutterstock

Já o Arrow 3, que representa o ápice do sistema de defesa aérea de Israel, é projetado para interceptar mísseis balísticos equipados com cargas nucleares e outras cargas não convencionais fora da atmosfera terrestre. Desenvolvido em colaboração com os Estados Unidos, o sistema é uma parceria entre a Boeing, a Israel Aerospace Industries e suas subsidiárias.

publicidade

O vice-almirante Daniel Hagari, porta-voz militar de Israel, afirmou no domingo que o Arrow 3 “provou sua eficácia contra um número significativo de mísseis balísticos” disparados pelo Irã.

Projeção de como deve ser um campo de força antimísseis
Crédito: David Vergun/US Army

Os recentes eventos levantaram debates sobre a venda de armas pelos Estados Unidos a Israel, com membros do Partido Democrata pedindo restrições ou mesmo um embargo, especialmente diante do aumento das baixas civis em Gaza.

publicidade

O presidente Biden insinuou que poderia impor algumas restrições às vendas de armas se seus apelos para limitar as vítimas civis não fossem atendidos, mas garantiu que armas defensivas, como o Domo de Ferro, não seriam afetadas.