A Starlink vai prover seus serviços de internet via satélite ao hospital de campo dos Emirados Árabes Unidos, em Gaza Sul, para pacientes que necessitam de consultas médicas em tempo real por vídeo.

A conexão de internet em Gaza tem sido interrompida várias vezes nos últimos quatro meses, incluindo um período de mais de uma semana em janeiro, o mais longo desde o início da guerra.

publicidade

Leia mais:

Alguns jornalistas e trabalhadores humanitários têm acesso limitado à comunicação usando chips SIM internacionais ou eletrônicos, próximos às fronteiras de Israel ou do Egito, mas a conexão com o mundo exterior tem se tornado difícil para a população em geral.

publicidade

Conforme a CNN, o hospital de campo de Rafah, um dos poucos hospitais internacionais presentes em Gaza, enfrentou dificuldades de comunicação que afetaram sua capacidade de fornecer aos pacientes ajuda médica recebida por videoconferência com outros hospitais.

  • Os Emirados Árabes Unidos, que têm boas relações com Israel, são um dos poucos países que operam um hospital de campo em Gaza;
  • A Starlink, operado pela SpaceX, ambas de Elon Musk, usa rede de milhares de satélites para fornecer internet de banda larga e pode entregar internet de alta velocidade e baixa latência para usuários em todo o mundo, inclusive em áreas onde a internet convencional não está disponível;
  • Contudo, Musk foi criticado por autoridades israelenses em outubro, quando anunciou que forneceria a Starlink para organizações de ajuda internacional reconhecidas em Gaza;
  • Mas um acordo foi posteriormente alcançado entre Musk e o ministro da comunicação de Israel, Shlomo Karhi, para a operação da Starlink no país e em Gaza, tendo, assim, aprovação do governo israelense;
  • Musk também tem sido alvo de críticas pelo uso da Starlink em zonas de conflito internacional, como na Ucrânia;
  • Recentemente, a inteligência de defesa da Ucrânia afirmou que confirmou o uso das comunicações por satélite do Starlink pelas forças russas em áreas ocupadas.

O hospital de campo em Rafah, construído rapidamente em um estádio de futebol, é altamente procurado devido à sua equipe médica e equipamentos de ponta. Até o momento, foram realizadas 555 cirurgias de grande porte e tratados mais de quatro mil casos nos últimos meses.