Uma iniciativa no Reino Unido, denominada MASSDRIVE (Methods for Assurance of Self-Driving Vehicles, ou Esquema de Métodos para Garantia de Veículos Autônomos), em tradução livre, foi revelada com a missão de abrir caminho para a integração segura da tecnologia de carros autônomos.

O que você precisa saber:

  • Lançamento do projeto MASSDRIVE é liderado pela Universidade de Surrey para garantir a segurança dos carros autônomos.
  • Objetivo é desenvolver métodos robustos de aprovação e certificação para a integração segura da tecnologia.
  • O projeto é uma colaboração entre universidades e financiamento da Innovate UK visando promover discussões e workshops sobre a confiabilidade da inteligência artificial (IA) nos veículos.

Leia mais:

publicidade

Liderado por um consórcio de cientistas e especialistas liderado pela Universidade de Surrey, o MASSDRIVE visa desenvolver métodos robustos para aprovar e certificar veículos autônomos à medida que entram no mercado.

O professor Saber Fallah, co-investigador do projeto, enfatizou a importância de fomentar colaborações sólidas entre vários interessados. “Queremos criar conexões fortes entre fabricantes de automóveis, pessoas que estabelecem as regras, acadêmicos, grupos governamentais e comunidades locais”, afirmou ele.

publicidade
carros autônomos
(Imagem: metamorworks / Shutterstock.com)

O lançamento do MASSDRIVE vem na esteira do anúncio do governo britânico em novembro passado sobre planos para nova legislação para facilitar a implantação da direção automatizada em estradas do Reino Unido. Sob essas regulamentações propostas, todos os veículos autônomos serão submetidos a rigorosos testes de segurança para garantir conformidade com os padrões estabelecidos.

Fallah, que atua como diretor do laboratório de pesquisa de veículos autônomos conectados na Universidade de Surrey, destacou a importância do MASSDRIVE em facilitar discussões entre cientistas, reguladores e o público sobre a garantia da segurança dos carros autônomos.

publicidade

Nosso principal objetivo é garantir que esses veículos sejam seguros. Ao realizar discussões regulares, workshops e reuniões, estamos criando um espaço onde todos podem compartilhar ideias e boas práticas, focando especialmente em garantir que a IA nos carros seja confiável.

Saber Fallah, professor de IA Segura e Autonomia

O esforço colaborativo do MASSDRIVE reúne conhecimentos da Universidade de Surrey, da Universidade do Oeste da Inglaterra e da Universidade de Bristol, com apoio financeiro da Innovate UK.