Uma equipe de astrônomos fez uma descoberta impressionante. Usando dados do telescópio James Webb, da NASA, os pesquisadores descobriram um exoplaneta localizado a 70 anos-luz da Terra e que pode estar inteiramente coberto por um oceano de água fervente.

TOI-270 d

O exoplaneta faz parte de um sistema conhecido como TOI-270 e foi batizado de TOI-270 d. De acordo com os dados coletados, o planeta abriga vapor de água e compostos químicos como metano e dióxido de carbono.

Segundo os pesquisadores, essa combinação química é consistente com um mundo aquático onde o oceano se estenderia por toda a superfície, além de uma atmosfera rica em hidrogênio. O estudo, publicado na revista Astronomy and Astrophysics Letters, aponta que o oceano poderia atingir temperaturas superiores aos 100°C.

A equipe de cientistas afirma que, sob alta pressão atmosférica, um oceano tão quente ainda poderia ser líquido. No entanto, não há nenhuma evidência que aponte que este planeta seja habitável. Ou seja, apesar da descoberta, não se sabe se a vida poderia prosperar por lá. As informações são do History Channel Brasil.

Exoplaneta TOI-270 d (Imagem: divulgação/NASA)

Descoberta é contestada

• Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Montreal, no Canadá, no entanto, contesta os resultados do novo estudo.
  • Estes cientistas também analisaram os dados do planeta.
  • Eles afirmam que canadenses detectaram os mesmos produtos químicos atmosféricos, mas argumentam que o local seria muito quente para abrigar água líquida.
  • Além disso, defendem que possivelmente a temperatura por lá chegará aos 4.000ºC.
  • Segundo eles, em vez disso o TOI-270 d apresentaria uma superfície rochosa coberta por uma atmosfera incrivelmente densa de hidrogênio e vapor de água.