Pesquisadores alcançaram um marco histórico no campo da internet quântica, ao conectar com sucesso dispositivos-chave que viabilizam a transmissão segura de informações quânticas. Essa conquista, anunciada em um estudo publicado na Science Advances, representa um avanço significativo na construção de redes quânticas escaláveis e práticas.

Ao superar um dos maiores desafios enfrentados por essa tecnologia emergente, o novo sistema oferece promessas de comunicações ultra-seguras e distribuídas, impulsionando a próxima era da conectividade global.

publicidade

Leia mais:

Avanço para criação de redes quânticas

Essa conquista é resultado da colaboração europeia, com pesquisadores da Universidade de Stuttgart e da Universidade de Wurzburg contribuindo para o desenvolvimento do dispositivo. O avanço foi alcançado através da criação de um sistema onde dispositivos operam na mesma frequência ou comprimento de onda.

publicidade

Coautora do feito, a Dra. Sarah Thomas, do Imperial College London, enfatiza a importância da conexão. “Interligar dois dispositivos-chave é um passo crucial para permitir a rede quântica, e estamos empolgados por sermos os primeiros a demonstrar isso”, afirmou ela (via Phys).

  • Foi utilizado um “quantum dot” para gerar fótons, as unidades básicas de informação em sistemas quânticos.
  • Um sistema de memória quântica capaz de armazenar os fótons gerados foi desenvolvido, utilizando átomos de rubídio para essa finalidade.
  • Os dispositivos de geração de fótons e de memória quântica foram sincronizados para operarem na mesma frequência ou comprimento de onda, permitindo a compatibilidade entre eles.
  • Um laser foi empregado para controlar o sistema de memória, permitindo o armazenamento e a liberação dos fótons de forma controlada.
  • Fibras ópticas padrão foram utilizadas para a transmissão dos fótons, possibilitando a conexão com a infraestrutura de telecomunicações existente.

Futuro da internet quântica

quântico
(Imagem: vs148 / Shutterstock.com)

Este avanço representa um marco significativo no desenvolvimento da internet quântica, pois oferece uma solução fundamental para um dos principais desafios enfrentados por essa tecnologia emergente: a transmissão segura e eficiente de informações quânticas em longas distâncias. Ao possibilitar a conexão entre dispositivos de geração de fótons e sistemas de memória quântica, estabelece as bases para a construção de redes quânticas escaláveis e práticas.

publicidade

Com a capacidade de transmitir dados quânticos através de fibras ópticas padrão, esse sistema oferece uma infraestrutura viável para a implementação de comunicações quânticas em larga escala. Isso pode revolucionar a segurança da comunicação, uma vez que as propriedades intrínsecas da física quântica oferecem proteção contra ataques de espionagem, proporcionando comunicações seguras e invioláveis.

Além disso, a interoperabilidade com infraestrutura de telecomunicações existente facilita a integração da internet quântica com a infraestrutura de comunicação global, permitindo sua adoção em larga escala. Isso abre caminho para uma nova era de conectividade global, impulsionada por tecnologias quânticas avançadas, com aplicações que vão desde a computação distribuída até a criptografia robusta e a comunicação ultra-segura.