Que tal revisitarmos os grandes filmes lançados há 20 anos? Abaixo, apresentamos uma lista de 10 filmes aclamados de 2004 disponíveis nos serviços de streaming no Brasil

Vamos abordar desde produções premiadas pelo Oscar até sucessos de bilheteria e filmes que deixaram sua marca na cultura pop. A seleção contempla dramas, comédias, filmes de super-heróis e obras cult. Confira!

publicidade

Antes do Pôr do Sol

Before Sunset (2004) / Crédito: Warner Independent Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Max e NOW.

Um dos principais e mais prestigiados filmes lançados em 2004 é “Antes do Pôr do Sol”. Dirigido por Richard Linklater, o longa é o segundo filme da elogiadíssima trilogia Before. 

O filme é estrelado por Ethan Hawke e Julie Delpy. A trama ocorre quase inteiramente em tempo real e é centrada em diálogos. A obra segue o reencontro entre Céline (Delpy) e Jesse (Hawke) em Paris, nove anos depois dos eventos do filme anterior, “Antes do Amanhecer” (1995).

publicidade

Leia mais:

Menina de Ouro

Million Dollar Baby (2014) / Crédito: Warner Bros. Pictures, Lakeshore International (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Max.

Clint Eastwood dirige e estrela “Menina de Ouro”. O longa foi aclamado pela crítica, com elogios direcionados à direção precisa de Eastwood e à performance de Hilary Swank. 

publicidade

Swank protagoniza como uma boxeadora amadora que convence um velho treinador de boxe reservado (Eastwood) a treiná-la para realizar seu sonho de se tornar profissional. A partir daí, um forte vínculo surge entre os dois, que passam por grandes glórias e uma tragédia. 

O drama esportivo ganhou 4 estatuetas no 77º Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor (Eastwood), Melhor Atriz (Swank) e Melhor Ator Coadjuvante (Freeman).

publicidade

Sideways – Entre Umas e Outras

Sideways (2014) / Crédito: Fox Searchlight Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Star+.

Baseado no romance homônimo de Rex Pickett, “Sideways” é uma comédia dramática dirigida por Alexander Payne. Amplamente aclamado pela crítica, o longa ganhou o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado no 77º Oscar. 

Paul Giamatti, Thomas Haden Church, Sandra Oh e Virginia Madsen estrelam a produção e foram todos elogiados por suas performances. 

Sideways (2014) / Crédito: Fox Searchlight Pictures (divulgação)

A trama segue duas semanas na vida de dois amigos quarentões enquanto fazem uma viagem de despedida de solteiro por uma região vinícola da Califórnia.

Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças

Eternal Sunshine of the Spotless Mind (2004) / Crédito: Focus Features (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Telecine.

O cult “Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças” conta com a direção de Michel Gondry e o roteiro do renomado Charlie Kaufman. Jim Carrey e Kate Winslet protagonizam a produção, que ainda conta com Kirsten Dunst, Mark Ruffalo, Elijah Wood e Tom Wilkinson no elenco. 

Aclamado pela crítica especializada por seu drama psicológico, trama criativa e elementos oníricos, o longa ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original. Além disso, Winslet recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz.

Eternal Sunshine of the Spotless Mind (2004) / Crédito: Focus Features (divulgação)

Na trama, Joel (Carrey) descobre que sua ex-namorada Clementine (Winslet) o apagou de sua memória através de um procedimento médico inovador. Quando decide fazer o mesmo, Joel percebe durante o processo que não quer esquecer Clementine.

Meninas Malvadas

Mean Girls (2004) / Crédito: Paramount Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Paramount+ e Telecine.

Fenômeno cultural, “Meninas Malvadas” é uma das comédias mais influentes dos anos 2000 e conta com uma enorme base de fãs. Além disso, o filme recebeu elogios dos críticos por seu humor satírico. 

O filme é dirigido por Mark Waters e escrito por Tina Fey. O elenco conta com Lindsay Lohan, Rachel McAdams, Lacey Chabert e Amanda Seyfried. 

Mean Girls (2004) / Crédito: Paramount Pictures (divulgação)

Na trama, a adolescente Cady (Lohan) retorna aos EUA depois de ter sido educada em casa na África. Ela se depara com um mundo novo ao ingressar no ensino médio. Cady acaba se envolvendo em um plano de vingança contra a temida Regina George (McAdams), a líder de um grupo de elite de estudantes.

Homem-Aranha 2

Spider-Man 2 (2004) / Crédito: Sony Pictures Releasing (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video, Max e NOW.

Considerado um dos maiores filmes de super-herois da história do cinema, o segundo título da trilogia “Homem-Aranha” dirigido por Sam Raimi foi um sucesso estrondoso de público e crítica. 

Tobey Maguire protagoniza como Peter Parker/Homem-Aranha, ao lado de Kirsten Dunst, James Franco, Alfred Molina, Rosemary Harris e Donna Murphy. 

Spider-Man 2 (2004) / Crédito: Sony Pictures Releasing (divulgação)

Dois anos após os eventos do filme anterior, Peter Paker/Homem-Aranha enfrenta o Dr. Octopus (Molina). O vilão tenta recriar um perigoso experimento que matou sua esposa e o deixou fundido a tentáculos mecânicos. Além disso, Peter também lida com uma série de problemas pessoais.

Os Incríveis

The Incredibles (2004) / Crédito: Disney+ (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Disney+.

Amplamente elogiado pela mídia especializada, “Os Incríveis” é considerado por muitos críticos como um dos melhores filmes produzidos pela Pixar. 

Dirigido por Brad Bird, o filme ganhou 2 Oscars (Melhor Filme de Animação e Melhor Edição de Som) e o Annie Award de Melhor Filme de Animação. Além disso, foi o primeiro filme inteiramente animado a ganhar o Prêmio Hugo de Melhor Apresentação Dramática.

Na trama, uma proibição governamental impede que os super-herois usem seus poderes e os obriga a viverem ocultos. A partir daí, o Sr. Incrível e a Mulher-Elástica adotam uma vida suburbana pacífica ao lado de seus três filhos.

Contudo, a ânsia do Sr. Incrível por resgatar os dias de glória heroica atrai toda a família para um embate com um fã rejeitado, agora transformado em um super vilão.

Má Educação

La mala educación (2004) / Crédito: Netflix (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Netflix.

Escrito e dirigido pelo renomado cineasta espanhol Pedro Almodóvar, “Má Educação” é um drama estilizado com elementos de suspense. Bem recebido pela mídia especializada global, o longa aborda temas sensíveis e controversos. 

A produção é estrelada por Gael García Bernal, Fele Martínez e Daniel Giménez Cacho.

La mala educación (2004) / Crédito: Netflix (divulgação)

O filme se desenrola em períodos temporais diferentes e entrelaçados. A trama segue Enrique, um cineasta que recebe um roteiro de alguém que diz ser seu velho amigo e primeiro amor. O roteiro é baseado nos tempos que os dois viveram juntos em um internato católico.

O Castelo Animado

Hauru no ugoku shiro (2004) / Crédito: Toho, Netflix (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Netflix.

Animação japonesa do prestigiado estúdio Ghibli, “O Castelo Animado” conta com a direção e roteiro do mestre Hayao Miyazaki. Multipremiado e amplamente elogiado pela crítica especializada, o longa é vagamente baseado no romance homônimo de Diana Wynne Jones. 

Hauru no ugoku shiro (2004) / Crédito: Toho, Netflix (divulgação)

A trama segue uma jovem que é transformada em uma idosa por uma bruxa. Ela então busca a ajuda do misterioso feiticeiro Howl, que vive em um castelo ambulante movido por magia.

Kung-Fusão 

Kung fu (2004) / Crédito: Columbia TriStar Film Distributors International, Netflix (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Netflix.

Misturando comédia e artes marciais, “Kung-Fusão” é um filme chinês dirigido, co-escrito e estrelado por Stephen Chow. A obra recebeu aclamação global da crítica, graças aos seus efeitos especiais mirabolantes, coreografia de luta impressionantes e humor físico absurdo.

Na trama, dois ladrões pé de chinelo sonham em entrar em uma famosa gangue. A dupla finge ser membros dessa gangue para extorquir moradores de uma vila pobre. Porém, suas ações acabam atraindo a atenção da verdadeira gangue, que confronta os habitantes do local. Contudo, três moradores da vila são, na verdade, mestres do kung fu.

Kung fu (2004) / Crédito: Columbia TriStar Film Distributors International, Netflix (divulgação)