Você gosta de filmes musicais? Atualmente, esse estilo de filme não agrada a uma grande parte do público. No entanto, ele já foi bastante popular no passado e conta com inúmeros exemplares que se tornaram clássicos do cinema.

Com esse propósito, decidimos listar os 10 melhores musicais disponíveis em serviços de streaming no Brasil. Assim, você talvez se interesse e descubra um novo mundo de grandes filmes. Ou, para quem já gosta do gênero, poderá revê-los novamente.

publicidade

Moulin Rouge – Amor em Vermelho (2001)

Moulin Rouge! (2001) / Crédito: Star+ (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Star+.

Sucesso comercial e aclamado pela crítica especializada, “Moulin Rouge” é creditado como um dos principais filmes musicais a despertar o interesse do grande público pelo gênero no início do século XXI. 

Situado no bairro boêmio de Montmartre, em Paris, no fim do século XIX, o filme segue o romance entre um jovem poeta inglês (Ewan McGregor) e uma cortesã da boate Moulin Rouge (Nicole Kidman).

publicidade

Leia mais:

A Noviça Rebelde (1965)

The Sound of Music (1965) / Crédito: Disney+ (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Disney+.

Ganhador de 5 Oscars, incluindo Melhor Filme, o musical “A Noviça Rebelde” é considerado um clássico do cinema. O filme foi baseado no musical da Broadway, que por sua vez foi inspirado pela autobiografia de Maria von Trapp. 

publicidade

A trama segue suas experiências de maneira fictícia. Situado na Áustria alguns anos antes da Segunda Guerra Mundial, a trama acompanha uma noviça (Julie Andrews) que vai trabalhar como governanta para um capitão viúvo (Christopher Plummer) e seus sete filhos.

O longa foi escolhido para o National Film Registry, um programa da Biblioteca do Congresso dos EUA que preserva filmes culturalmente significativos e historicamente importantes.

publicidade

Os Homens Preferem as Loiras (1953)

Gentlemen Prefer Blondes (1953) / Crédito: Star+ (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Star+.

Com direção do mestre Howard Hawks, “Os Homens Preferem as Loiras” traz Marilyn Monroe em uma de suas participações mais icônicas no cinema: a cena “Diamonds Are a Girl’s Best Friend”.

Na história, duas dançarinas embarcam em um cruzeiro a pedido do noivo milionário de uma delas. No entanto, o pai do sujeito desaprova o noivado e põe um detetive para segui-las.

Cantando na Chuva (1952)

Singin’ in the Rain (1952) / Crédito: Loew’s Inc. (divulgação)
  • Disponível para assinantes do HBO Max e Oldflix.

Clássico absoluto, “Cantando na Chuva” é um dos musicais mais famosos do cinema. O filme conta com a direção de coreografia de Gene Kelly e Stanley Donen. Aliás, Kelly, um dos maiores atores de musical do cinema, estrela ao lado de Donald O’Connor e Debbie Reynolds. A trama retrata a transição do cinema mudo para o sonoro através de três atores. 

Também escolhido para ser preservado no National Film Registry, o longa marcou a cultura popular mundial e é reconhecido pela inesquecível cena de Kelly cantando e dançando na chuva.

Sinfonia de Paris (An American in Paris, 1951)

An American in Paris (1951) / Crédito: Loew’s Inc. (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Belas Artes à La Carte.

Este clássico com direção de Vincente Minnelli, um dos maiores diretores da história do cinema, famoso por comandar diversos musicais de sucesso. A obra conta com elenco de peso: Gene Kelly, Leslie Caron, Oscar Levant, Georges Guétary e Nina Foch. 

O filme segue um ex-soldado americano (Kelly) que tenta a sorte como pintor em Paris. Contudo, as coisas se complicam quando ele e seu amigo, um pianista também tentando dar certo (Levant), se apaixonam por uma balconista (Caron). 

Sucesso comercial e aclamado pela crítica, o filme ganhou 6 Oscars, incluindo Melhor Filme, e também é preservado no National Film Registry.

Os Guarda-Chuvas do Amor (1964)

Les Parapluies de Cherbourg (1964) / Credito: Parc Film, Madeleine Films, Beta Film (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Telecine e Oldflix.

Um musical não muito convencional, “Os Guarda-Chuvas do Amor” é uma produção francesa dirigida pelo renomado Jacques Demy. A sua diferença está na sua abordagem única: todas as falas do filme são completamente cantadas, sem qualquer diálogo falado. 

Além disso, a obra ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes e é conhecida por suas cores vibrantes. 

O enredo gira em torno do romance entre uma jovem vendedora de guarda-chuvas (Catherine Deneuve), e um mecânico (Nino Castelnuovo). Suas vidas são interrompidas quando o homem é convocado para servir no exército durante a Guerra da Argélia.

The Rocky Horror Picture Show (1975)

The Rocky Horror Picture Show (1975) / Crédito: Star+ (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Star+.

Musical independente que homenageia filmes B de sci-fi e terror produzidos nos meados do século passado, ‘The Rocky Horror Picture Show’ não foi bem recebido pela crítica na época do seu lançamento. 

Contudo, ao longo dos anos, o filme foi ganhando um culto enorme, com vários fãs fervorosos em todo o mundo. Hoje em dia, o filme é bem prestigiado e também é preservado pelo National Film Registry. 

Na história, o carro de um casal quebra em meio a uma tempestade e eles se veem obrigados a buscar abrigo em um castelo estranho e isolado. Lá, eles encontram um cientista louco que está realizando experiências inusitadas. O elenco conta com Tim Curry e Susan Sarandon.

A Pequena Loja dos Horrores (1986)

Little Shop of Horrors (1986) / Crédito: HBO Max (divulgação)
  • Disponível para assinantes do HBO Max.

Frank Oz dirigiu este longa baseado no musical off-Broadway de mesmo nome, que por sua vez foi inspirado no filme de 1960 dirigido pelo mestre Roger Corman (que não é um musical). Bem recebido pelo público e crítica, o longa conta com Rick Moranis, Ellen Greene, Vincent Gardenia e Steve Martin no elenco. 

Na história, um florista desajeitado (Moranis) descobre uma estranha planta que se alimenta de carne e sangue humanos. A planta salva financeiramente a floricultura atraindo clientes, contudo o florista passa a ter que arranjar mais cadáveres para alimentá-la.

All That Jazz – O Show Deve Continuar (1979)

All That Jazz (1979) / Crédito: Columbia Pictures (divulgação)
  • Disponível gratuitamente no NetMovies.
  • Disponível para assinantes do Looke.

Bob Fosse foi um renomado ator, coreógrafo, dançarino e diretor de cinema e teatro. Seu trabalho mais aclamado no cinema é “All That Jazz”, considerado uma obra-prima por muitos críticos. O longa é outro desta lista que conta com a preservação no National Film Registry. 

O filme é uma obra semi-autobiográfica fantasiosa que retrata a carreira de Fosse. Na trama, seu alter ego é interpretado pelo ator Roy Scheider. 

A história segue um diretor e coreógrafo mulherengo que leva uma vida repleta de excessos e vícios. No entanto, quando ele sofre um ataque cardíaco, fantasias, ilusões e a morte se entrelaçam em sua realidade e vida.

Amor, Sublime Amor (2021)

West Side Story (2021) / Crédito: Disney+ (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Disney+.

Dirigido por Steven Spielberg, este filme é a segunda adaptação em longa-metragem do musical de 1957 de mesmo nome. A crítica recebeu com aclamação o longa, porém foi um fracasso de bilheteria. 

Nos papéis principais temos Ansel Elgort e Rachel Zegler e o elenco ainda conta com Ariana DeBose, David Alvarez, Mike Faist e Rita Moreno no elenco. 

Inspirado em “Romeu e Julieta”, o filme segue as brigas de duas gangues de adolescentes de diferentes origens étnicas em Nova York e um romance proibido entre duas pessoas dos lados opostos.