Muitos usuários do YouTube gostam de assistir vídeos com uma extensão que bloqueia os anúncios, para consumir ao conteúdo sem interrupções, mas a empresa tem, cada vez mais, tomado medidas contra esses bloqueadores. Desta vez, contra aplicativos do tipo em dispositivos móveis. As informações são do The Verge.

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Em uma atualização na última segunda-feira (15), o YouTube comunicou que os usuários que acessam vídeos por meio de um aplicativo de bloqueio de anúncios de terceiros podem encontrar problemas no carregamento ou ver uma mensagem de erro que diz: “O conteúdo a seguir não está disponível neste aplicativo”.

No ano passado, o YouTube reuniu um esforço em seu público do mundo inteiro para incentivar os usuários a permitir anúncios enquanto assistem a vídeos, ou atualizar suas para o YouTube Premium, onde não é preciso assistir à publicidade. Parte da medida envolvia desativar vídeos para usuários com uma extensão de bloqueio de anúncios habilitada.

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youtube tv
Imagem: Miguel Lagoa/Shutterstock

YouTube argumenta que os bloqueadores de anúncios prejudicam criadores de conteúdo

  • A posição atual da companhia declara que suas políticas não permitem aplicativos de terceiros que desativam anúncios, porque isso impede que o criador seja recompensado pela visualização.
  • A proibição do YouTube aos bloqueadores tem como alvo aplicativos de terceiros que usam a API do YouTube para obter vídeos sem interrupções.
  • Um dos bloqueadores, o AdGuard, afirma que não foi afetado pela mudança, pois seu aplicativo não usa a API do YouTube.

“Só permitimos que aplicativos de terceiros usem nossa API quando seguem nossos Termos de Serviço de Serviços de API. Quando encontrarmos um aplicativo que viole esses termos, tomaremos as medidas apropriadas para proteger nossa plataforma, criadores e espectadores”, afirma comunicado do YouTube.

O YouTube continua alegando que, para quem não quer assistir anúncios, a opção é assinar o YouTube Premium. O que podemos concluir é que a empresa não vai recuar na sua luta para inibir o uso dos bloqueadores de anúncio.

Imagem: RMC42/Shutterstock