Imagem: Sunil Bajpai/Debajit Datta (fossils); Nix Illustration/Reprodução
Pesquisadores do Instituto Indiano de Tecnologia Roorkee descobriram recentemente restos fossilizados de uma cobra pré-histórica em uma mina de carvão no estado de Gujarat, oeste da Índia. Segundo eles, a nova espécie pode ter sido a maior cobra que já habitou a Terra.
Leia mais
A cobra recém-descoberta, membro da extinta família de cobras Madtsoiidae, viveu no subcontinente indiano há cerca de 47 milhões de anos. Ela recebeu o nome de Vasuki indicus, uma homenagem a uma cobra mítica hindu, chamada Vasuki.
No novo estudo, a equipe descreve 27 vértebras do animal, em sua maioria bem preservadas, medindo entre 37,5 e 62,7 milímetros de comprimento. Com base no tamanho dos ossos, eles estimaram que esta espécie antiga pode ter atingido entre 10,9 metros e 15,2 metros de comprimento.
Se os números estiverem certos, o tamanho da nova espécie é comparável ao da Titanoboa, cobra já extinta que media cerca de 12,8 a 14,3 metros de comprimento. Também é muito maior do que qualquer cobra moderna (a maior delas chega a 7,67 metros de comprimento, de acordo com o Guinness World Records).
Esta post foi modificado pela última vez em 22 de abril de 2024 21:31