Restos da era romana foram localizados por arqueólogos ao redor de uma fonte natural de água doce na França. Segundo os pesquisadores, as estruturas teriam sido construídas sobre as ruínas de um local sagrado do período neolítico, que pode datar de 4.500 a 6.000 anos.

Leia mais

publicidade
Face de cerâmica de uma divindade romana foi localizada no local (Imagem: Instituto Nacional de Pesquisas Arqueológicas Preventivas)

Ruínas estão localizadas em local sagrado do período neolítico

A equipe acredita que as ruínas romanas datam do século III, durante o período do Império Tardio. Os artefatos encontrados incluem a face de cerâmica de uma divindade que foi colocada perto da fonte de água.

O local também contém cacos de cerâmica e moedas do final do Império Romano. Além disso, foram localizados pedaços de sílex, incluindo um fragmento de um punhal. Estes últimos objetos podem ser do período neolítico.

publicidade

A fonte de água doce também teria desempenhado um papel importante para as duas sociedades. Na nascente dela foram identificadas evidências de um poço, que provavelmente foi construído no período neolítico.

Novos estudos serão realizados para entender melhor como o local foi usado em diferentes momentos da história. As informações são do Live Science.

Poço teria sido construído no período neolítico (Imagem: Instituto Nacional de Pesquisas Arqueológicas Preventivas)

Vários artefatos foram desenterrados no local

  • De acordo com os pesquisadores, a região teria sido abandonado por séculos e só foi habitada novamente pelos romanos.
  • Os arqueólogos encontraram muitos fragmentos de tijolos e telhas daquela época.
  • Também foram localizadas muitas moedas do final da era romana e um fragmento de cerâmica que representa parte de um rosto.
  • Acredita-se que seja o de uma divindade ou Medusa, objeto usado para afastar o mal.
  • A face cerâmica parece ter sido colocada acima da bacia paisagística alimentada pela nascente e pode ter representado uma divindade da água.