MP cobra explicações do governo de SP sobre uso do ChatGPT para criação de aulas

Segundo o governo de SP, o ChatGPT vai agilizar a produção do material didático usado pelos 3,5 milhões de alunos da rede estadual
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Ignacio de Lima 22/04/2024 13h50
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Imagem: Vitória Gomez (gerado com IA)/Olhar Digital
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A decisão do governo de São Paulo de utilizar o ChatGPT, da OpenAI, na criação de aulas virtuais em escolas da rede estadual gerou polêmica. O Ministério Público de São Paulo questionou a Secretaria de Educação do estado sobre a proposta.

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MP quer explicações sobre uso do ChatGPT para criar aulas

O MP quer saber como e em quais materiais a tecnologia será empregada, detalhes de seu funcionamento e se alguma empresa foi contratada para prestar esse serviço. O órgão ainda cobra pesquisas e dados que sustentem a decisão.

O Ministério Público de São Paulo ainda quer que seja informado o “número de computadores e tabletes disponíveis em cada unidade escolar da rede de ensino estadual, assim como a proporção de alunos por equipamento e por escola”. Por fim, a Secretaria de Educação deve relatar se foram editados atos administrativos com a finalidade de orientar o uso dessas tecnologias.

O governo de São Paulo não se pronunciou oficialmente sobre os questionamentos feitos pelo MP até agora. As informações são da Exame.

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Uso do ChatGPT para criação de aulas em SP gerou polêmica (Imagem: T. Schneider/Shutterstock)

A proposta do governo de SP

  • Hoje, o material didático é produzido por professores curriculistas (especialistas na elaboração desse tipo de conteúdo).
  • Com a mudança proposta pelo governo, esses profissionais passarão a “avaliar a aula gerada [pela inteligência artificial] e realizar os ajustes necessários para que ela se adeque aos padrões pedagógicos”.
  • A orientação enviada aos docentes afirma que a ferramenta de IA vai gerar a “primeira versão da aula com base nos temas pré-definidos e referências concedidas pela secretaria”.
  • Os professores serão responsáveis por editar o material e encaminhar para uma equipe interna da secretaria, que fará a revisão final de aspectos linguísticos e formatação.
  • O uso do ChatGPT está prevista para o terceiro bimestre dos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e do ensino médio.
  • O objetivo é agilizar a produção do material didático que é usado pelos 3,5 milhões de alunos da rede estadual paulista.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Ignacio de Lima
Colaboração para o Olhar Digital

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia e conteúdo perene. Atualmente, é colaborador no Olhar Digital.