A Tesla decidiu reduzir os preços dos seus veículos em todo o mundo à medida que enfrenta queda nas vendas e uma guerra de preços cada vez mais intensa no mercado de elétricos, especialmente contra os EVs chineses. A estratégia chega após a montadora também anunciar um corte de 10% do seu quadro de funcionários, citando a necessidade de diminuir seus gastos. 

O que você precisa saber: 

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  • A Tesla divulgou recentemente que suas entregas globais de veículos caíram no primeiro trimestre deste ano; 
  • Essa é a primeira vez que o declínio ocorre em quase quatro anos; 
  • A redução de preços é uma das estratégias da Tesla que, inclusive, deu início a uma guerra de preços há mais de um ano; 
  • O corte, feito em todo o mundo, também afetou a China e a Alemanha, seus principais mercados; 
  • As ações da Tesla caíram 40,8% até agora este ano. 

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Os preços da Tesla devem mudar frequentemente para combinar a produção com a demanda. 

Elon Musk, CEO da Tesla, no X. 

De acordo com a Reuters, a Tesla cortou o preço inicial do Model 3 renovado na China em quase US$ 2 mil. O mesmo foi aplicado na Alemanha. Houve também reduções de preços em muitos outros países da Europa, Oriente Médio e África, segundo um porta-voz da Tesla. 

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Vale lembrar que a fabricante também reduziu, na sexta-feira (19), seus preços nos EUA. Ela ainda diminuiu o valor de seu software de assistente de motorista Full Self-Driving para US$ 8.000, ante US$ 12.000 nos Estados Unidos. 

A Tesla tem demorado a atualizar seus modelos devido as altas taxas de juros, que minaram o apetite do consumidor por elétricos mais caros. Enquanto isso, rivais na China, o maior mercado automotivo do mundo, estão lançando modelos mais baratos e acessíveis, ganhando espaço e chamando atenção não apenas de consumidores, mas investidores.