A BYD lançou um novo conceito de carro elétrico através da sua marca de luxo Fang Cheng Bao. O esportivo conhecido como Super 9 dispensa para-brisa, teto e conta com portas do tipo tesoura — aquelas que abrem para cima, tendência que começou nos anos 1970 com a Lamborghini).

Confira o que já foi revelado até aqui sobre o Super 9:

publicidade

Leia mais:

Novo supercarro da BYD

  • Segundo informações divulgadas em conferência na China, a versão de produção do esportivo elétrico deve mudar de nome para Bao 9.
  • O carro com design futurista leva apenas duas pessoas e possui uma cabine dupla separada por uma faixa de carroceria em fibra de carbono. Os assentos são de fibra de carbono e o estilo do interior lembra o de um carro de corrida.
  • O volante repleto de botões e ajustes também parece retirado de um carro de Fórmula 1. Para manter o peso mais baixo, até o chassi é feito de fibra de carbono.
  • Como não há teto ou para-brisa, motorista e passageiro ficam expostos à sensação de velocidade. Um pequeno vidro frontal direciona o vento para mais longe da cabeça dos ocupantes.
  • Isso é tudo que sabemos até aqui. Informações sobre desempenho e autonomia ainda não foram reveladas pela BYD.
Imagem: Divulgação/Fang Cheng Bao
Imagem: Divulgação/Fang Cheng Bao

Vale mencionar que outros supercarros foram lançados com designs parecidos. Um exemplo é o McLaren Elva. Ainda assim, é uma aposta arrojada da montadora chinesa e sugere que a China planeja competir também no mercado de supercarros.

publicidade

Assista abaixo o vídeo de apresentação do Super 9 (Via: BYD Fan):

Quem é a Fang Cheng Bao?

  • A Fang Cheng Bao é uma marca sofisticada da BYD lançada em 2023 que, até então, produzia apenas o SUV elétrico de luxo Bao 5.
  • Outros dois conceitos de utilitários da empresa são: o Bao 3 e o Bao 8 (ou Super 8).
  • O modelo mais recente da marca exibido oficialmente é o esportivo conceito Super 9.

A BYD, por sua vez, é o maior produtor mundial de carros elétricos. A montadora produziu 20% dos 10 milhões de EVs vendidos globalmente em 2023, contra 13% da Tesla, sua principal rival no segmento. É também a marca dominante na China, o maior mercado automotivo do mundo.