Alexandre, o Grande, é uma das figuras mais conhecidas da antiguidade. Apesar dos relatos de seus inúmeros feitos, não se sabe ao certo qual era a aparência dele. Mas uma descoberta feita recentemente na Dinamarca pode mudar isso.

Leia mais

publicidade

Imagem pode ser de Alexandre, o Grande

Um retrato em miniatura em bronze de Alexandre, o Grande, foi localizado por pesquisadores e entregue ao Museu da Zelândia Ocidental, na Dinamarca.

O encaixe de bronze, conhecido como suporte, mede aproximadamente 2,7 centímetros de diâmetro, é fundido em liga de bronze e inclui um retrato gravado de um homem de cabelos ondulados usando uma coroa de chifres de carneiro retorcidos.

publicidade

Com base nas imagens, os arqueólogos acreditam que o rosto em questão é o de Alexandre, o Grande. A imagem é quase idêntica a outro retrato encontrado anos atrás que contém este mesmo padrão.

No achado mais recente, a liga de bronze contém um alto teor de chumbo. Segundo os pesquisadores, o objeto foi feito usando uma liga frequentemente encontrada em estatuetas de bronze romanas. É possível que uma estatueta tenha sido derretida para criar o retrato.

Possível retrato de Alexandre, o Grande (Imagem: M. Peterson/Museum West Zealand)

Relação com imperador romano

  • Os pesquisadores ainda não têm certeza sobre qual a função da peça.
  • Uma das possibilidades é que ela tenha sido usada como um “disco decorativo para um escudo” ou como um suporte afixado em um cinto de espada.
  • O objeto data de cerca de 200 d.C.
  • Segundo os especialistas, nesta época o imperador romano era Caracala.
  • O líder era completamente obcecado por Alexandre, o Grande, o que pode ser um indicativo de relação com a peça.
  • As informações são do Live Science.