A Meta anunciou na segunda-feira (22) que está abrindo o sistema operacional do Quest para empresas terceirizadas, permitindo que elas construam os seus próprios headsets. As informações são do site Engadget.

Leia mais:

publicidade

O anúncio indica que seria possível mover o ecossistema da Quest de um modelo como da Apple, onde uma empresa constrói tanto o hardware quanto o software, para um sistema mais acessível, como o Android.

O sistema operacional do Quest está sendo renomeado para Meta Horizon OS e até já tem duas marcas que vão utilizá-lo. A marca Republic of Gamers da ASUS está trabalhando em novos headsets de “jogos de desempenho”, enquanto a Lenovo está trabalhando em dispositivos para “produtividade, aprendizagem e entretenimento”.

publicidade
meta
Meta Quest 3 (Imagem: Divulgação/Meta)

Headset inspirado no Xbox está nos planos

  • Como parte do anúncio, a Meta diz que também está trabalhando em um headset da Quest de edição limitada “inspirado” no Xbox.
  • A Microsoft e a Meta também trabalharam juntas recentemente para trazer os jogos em nuvem do Xbox para o Quest.
  • A Meta também pede que o Google que traga a loja de aplicativos 2D do Google Play para o Meta Horizon OS.
  • E, em um esforço para trazer mais conteúdo ao ecossistema Horizon, o software desenvolvido por meio do Quest App Lab será apresentado na Horizon Store.

A empresa também já trabalha em uma nova estrutura espacial para permitir que desenvolvedores de celular criem aplicativos de realidade mista.

“A realidade mista está transformando como as pessoas interagem com os computadores, integrando experiências digitais e espaços físicos para alcançar novos níveis de produtividade, aprendizagem e diversão”, disse o presidente e CEO da Lenovo, Yuanqing Yang, em um comunicado.

meta quest 3
(Imagem: Andre Weening / Shutterstock.com)