havíamos noticiado como a Microsoft vinha testando anúncios no menu Iniciar do Windows 11 para alguns usuários. Parece que a empresa foi além e agora os anúncios estão sendo habilitados para todo o público. As informações são do The Verge.

Leia mais:

publicidade

O teste foi feito no início de abril, apenas com os chamados “Windows Insiders”, usuários que testam atualizações antes do grande público. Agora, a Microsoft omeçou a distribuir a atualização KB5036980 para usuários do Windows 11, que inclui “recomendações” para aplicativos da Microsoft Store no menu Iniciar.

“A seção Recomendados do menu Iniciar mostrará alguns aplicativos da Microsoft Store. Esses aplicativos vêm de um pequeno conjunto de desenvolvedores selecionados”, diz a Microsoft nas notas de atualização de seu último lançamento público do Windows 11.

publicidade

Os anúncios são projetados para ajudar os usuários do Windows 11 a descobrir mais aplicativos, mas beneficiarão na maioria os desenvolvedores que a Microsoft, em uma tática para convencer esses profissionais a criarem mais aplicativos do Windows.

A Microsoft só começou a testar esses anúncios há duas semanas, então é um pouco surpreendente ver esse recurso progredir de uma versão para o lançamento oficial em um espaço de tempo tão curto.

publicidade
Imagem: Divulgação/Microsoft

Como desabilitar os anúncios do Windows 11

  • Para quem acha os anúncios da Microsoft indesejados, é possível desativá-lo de seu Windows 11.
  • Quem já possui a atualização KB5036980 mais recente, vá para Configurações e então para Personalização.
  • Na seguida, clique em Iniciar e desative o botão “Mostrar recomendações para dicas, promoções de aplicativos e muito mais”.

Embora o KB5036980 seja opcional no momento, a Microsoft irá distribuí-lo para todos os PCs com Windows 11 nas próximas semanas.

A decisão da Microsoft de habilitar anúncios no menu Iniciar do Windows 11 é similar ao que já foi feito anteriormente pela empresa, quando anúncios promocionais surgiam na tela de bloqueio do Windows 10 e no menu Iniciar.

Windows 11
(Imagem: William Schendes/ Olhar Digital)