Carro histórico de Ayrton Senna é colocado à venda no Reino Unido; saiba o valor

O Honda NSX 1991 vermelho foi um presente da Honda para Ayrton Senna em 1991 e hoje pertence a Robert McFagan, fã do piloto brasileiro
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 25/04/2024 10h27, atualizada em 26/04/2024 09h31
Honda-NSX-1991
Imagem: Robert McFagan/Auto Trader
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Já imaginou poder dirigir um carro histórico que pertenceu ao piloto brasileiro Ayrton Senna? Isso pode se tornar realidade (desde que você seja bilionário, é claro). No Reino Unido, o proprietário de um veículo Honda NSX 1991 colocou o automóvel à venda.

Leia mais

Honda NSX 1991

Hoje, o dono do carro histórico é Robert McFagan. Ele é um assumido fã de Senna e está vendendo o veículo no site Auto Trader. O valor? 500 mil libras (cerca de R$ 3,2 milhões).

O Honda NSX 1991 vermelho foi um presente da Honda para o piloto em 1991. Mesmo após a morte de Senna, o carro ficou na residência do brasileiro, em Portugal, até o atual dono adquirir o veículo em 2013.

Em toda sua história, o carro teve somente dois donos: Ayrton Senna e McFagan. O Honda NSX possui 62,9 mil quilômetros rodados no total.

Senna ajudou a desenvolver a primeira geração desse modelo. Ele tinha outros dois da linha NX, ambos pretos. Um ainda está com sua família no Brasil.

O modelo apareceu junto de Senna no documentário “Racing in my Blood”, de 1992. Além disso, em 2019, o carro foi levado para Ímola, onde aconteceu uma homenagem aos 25 anos da morte de Senna. As informações são da Exame.

Senna lavando seu Honda NSX 1991 (Imagem: Norio Koike)

Ayrton Senna

  • Neste ano, completam-se 30 anos da morte do tricampeão de Fórmula 1.
  • O brasileiro foi campeão da categoria em 1988, 1990 e 1991. 
  • Com vitórias históricas, ele é considerado um dos maiores nomes do automobilismo mundial.
  • A morte de Senna aconteceu durante o Grande Prêmio de San Marino de 1994 e chocou o mundo.
  • Aos 34 anos, brasileiro perdeu o controle do carro e colidiu contra um muro de concreto na curva Tamburello.
  • Ele chegou a ser socorrido e encaminhado para um hospital da região.
  • Horas depois, no entanto, foi considerado morto.
  • O brasileiro deixou um grande legado dentro e fora das pistas e é lembrado até hoje como um dos maiores ícones do país.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.