Empresa chinesa revela chip cerebral semelhante ao da Neuralink 

Beijing Xinzhida Neurotechnology lançou implante concorrente
Tamires Ferreira25/04/2024 10h42, atualizada em 26/04/2024 09h30
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma empresa estatal chinesa revelou, nesta quinta-feira (25), um chip cerebral semelhante à tecnologia desenvolvida pela Neuralink, startup de Elon Musk. De acordo com a Reuters, o Neucyber, lançado pela Beijing Xinzhida Neurotechnology, permite controle de um braço robótico através de pensamentos. 

O que você precisa saber: 

  • O novo chip foi revelado durante o Fórum Zhongguancun, evento focado em tecnologia que acontece em Pequim anualmente; 
  • Embora a Neuralink não tenha sido mencionada, a chegada do produto destaca o objetivo da China de alcançar a empresa neurotecnológica; 
  • O chip também chega após o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China classificar, no ano passado, a tecnologia BCI (Interface cérebro-computador) como uma “tecnologia emergente de ponta” importante; 
  • Atualmente, a Neuralink já testa seu chip em um humano. O paciente, que possui limitações físicas, consegue controlar dispositivos eletrônicos por ‘telepatia’; 
  • A China ainda não iniciou os testes em humanos. A Beijing Xinzhida Neurotechnology também não deu um prazo para começar a fase. 

Leia mais! 

A Neuralink fez seu primeiro implante cerebral em um humano em janeiro deste ano. Segundo Musk na época, o paciente se recuperou bem e “os resultados iniciais mostraram uma detecção promissora de picos de neurônios”. 

O objetivo do implante é ajudar pessoas com algum tipo de paralisia, como a tetraplegia. Chamado de Telepathy (Telepatia), ele é instalado por um robô em uma região do cérebro que controla a intenção de movimento, permitindo que humanos consigam controlar eletrônicos, como computadores e celulares, apenas com o pensamento. 

Atualmente, a Neuralink segue avaliando a segurança do implante e do robô que fez o procedimento cirúrgico. 

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.