Não se sabe exatamente o porquê, mas o voo baixo de um helicóptero sobre uma fazenda de crocodilos na Austrália despertou um verdadeiro frenesi sexual nos animais, que começaram a acasalar incessantemente com a passagem do veículo no céu.

Para quem tem pressa:

publicidade
  • Uma fazenda de crocodilos na Austrália tem cerca de três mil animais;
  • Eles são criados para exploração da carne e couro e como atração turística;
  • A passagem de um helicóptero sobre o local afetou o comportamento sexual dos crocodilos;
  • Eles começaram a acasalar “como loucos”;
  • Não se sabe ao certo como o helicóptero surtiu esse efeito nas criaturas.
Crocodilos da Koorona Crocodile Farm estão no período de acasalamento. Crédito: Reprodução Instagram

“Todos os machos grandes se levantaram, rugiram e gritaram para o céu, e depois que o helicóptero partiu, eles acasalaram como loucos”, disse John Lever, proprietário da Koorana Crocodile Farm, em Queensland, à ABC. A fazenda tem cerca de três mil crocodilos, que Lever cria para exploração da carne e couro e como atração turística.

É primavera na Austrália: época de acasalamento dos crocodilos

Outubro e novembro são meses de primavera na Austrália, um período típico de acasalamento para os crocodilos de água salgada (Crocodylus porosus) do país. Esta é uma estação chuvosa, quando tempestades são comuns. Então, especialistas suspeitam que os animais podem ter confundido o som do helicóptero com uma tempestade.

publicidade

“Normalmente, o acasalamento é uma coisa sazonal porque os crocodilos querem coincidir com o melhor momento para colocar seus ovos em uma toca ou ninho”, disse o herpetólogo Mark O’Shea, da Universidade de Wolverhampton, ao site Live Science.

O acasalamento durante a estação tempestuosa significa que, quando as fêmeas puserem seus ovos semanas depois, o clima será menos severo, então os ovos terão um risco menor de se perder em uma inundação, e a prole é mais propensa a eclodir em condições mais moderadas.

publicidade

Leia mais:

Duas teorias sobre a influência do helicóptero nos machos

Assim, o barulho e as vibrações do helicóptero podem ter sinalizado para os crocodilos machos que era hora de agir. O movimento das hélices também pode ter causado mudanças na pressão barométrica semelhantes a uma tempestade.

publicidade
Um helicóptero Chinook semelhante ao desta foto despertou o instinto sexual de crocodilos machos em uma fazenda na Austrália. Crédito: Harm-Jan Martens – Shutterstock

Isso porque os crocodilos são dotados de órgãos multissensoriais chamados órgãos sensoriais tegumentares (ISOs), que são usados para detectar mudanças no ambiente, como movimentos na água, pressão atmosférica e sons em frequências extremamente baixas.

Segundo O’Shea, outra teoria é que os crocodilos podem ter confundido o som dos poderosos rotores do helicóptero com outros machos concorrentes procurando parceiras.

Seja qual for a causa, após essa verdadeira orgia provocada pela passagem do veículo sobre a fazenda, as fêmeas vão começar a fazer ninhos para seus ovos. Usando solo e vegetação em decomposição, elas criam montes onde dezenas de ovos ficam incubados durante três meses, sendo agressivamente protegidos pelas mães.