A Ikea Retail planeja fornecer formação em alfabetização em IA a 3 mil trabalhadores e 500 líderes de toda a organização. As informações partem do site RetailDive.

Leia também:

publicidade

O anúncio foi feito no começo de abril, através do Grupo Ingka, o retalhista da Ikea que representa cerca de 90% das vendas deste setor na companhia.

A iniciativa passa por oferecer treinamento personalizado em inteligência artificial, com base nas funções e níveis dos trabalhadores na empresa.

publicidade

Dessa maneira, todos os trabalhadores podem aprender os fundamentos da IA, enquanto outros cursos direcionados se concentram em tópicos como IA responsável, domínio da GenAI e treinamento algorítmico para ética.

Computador com IA
Imagem: Rokas Tenys / Shutterstock

Além disso, os líderes podem participar em programas como os AI Exploration Days, que têm como intuito alinhar o potencial da IA com as prioridades de negócios da Ikea.

publicidade

“Estamos proporcionando uma experiência combinada de aprendizagem, e fazendo isso de uma forma que prepara nossa força de trabalho para o futuro, para garantir que permaneçamos na vanguarda da inovação”, disse Francesco Marzoni, diretor global de dados e análise da Ikea Retail no Grupo Ingka, em comunicado.

A Ikea produz ferramentas de IA em parceria com outras empresas

  • O anúncio também afirma que a Ikea está trabalhando com diversas ferramentas de IA desenvolvidas pela organização ou em colaboração com fornecedores.
  • O Hej Copilot, por exemplo, foi lançado recentemente com a Microsoft como uma ferramenta GenAI para ajudar os trabalhadores em inúmeras tarefas, incluindo criação de imagens, geração de ideias e design de apresentações.
  • Os programas de formação em IA da Ikea destinam-se não só a preparar os trabalhadores, mas também a capacitá-los para liderar numa nova era de IA, conclui o anúncio.
Ikea fará entregas com caminhões autônomos
Imagem: Graeme Dawes/Shutterstock