O YouTube recebeu, recentemente, uma atualização em seu aplicativo para Smart TVs, adicionando um recurso chamado de Tela Ambiente. A princípio, a função levava cerca de 10 minutos de inatividade para aparecer, e agora é ativado de 3 a 5 minutos.

A Tela Ambiente é um protetor de tela para evitar o burn-in, que pode acontecer quando uma imagem fica parada na Smart Tv por muito tempo. O recurso mostra algumas paisagens e artes abstratas, que se alternam em intervalos de poucos segundos.

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Saiba se é preciso fazer alguma ação para ativar o recurso, e como ele funciona, logo abaixo.

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Como funciona a Tela Ambiente do YouTube?

A função é semelhante ao que a Netflix e o Chromecast já fazem há algum tempo, por exemplo. As imagens aparecem depois que o aplicativo fica aberto por mais de 3 a 5 minutos sem reproduzir algo, seja em alguma tela ou vídeo pausado.

Por funcionar como protetor de tela, o recurso não exige necessariamente que o usuário faça alguma ação para ativá-lo; pelo contrário. Para vê-lo em ação, basta abrir o aplicativo do YouTube na sua TV e aguardar. Se ele estiver atualizado, irá funcionar.

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A função também está disponível caso o usuário assista o YouTube e outros aparelhos, como um dispositivo de streaming ou console de jogos. Depois de entrar no modo de proteção de tela, é possível realizar algumas ações diretamente no controle:

  • Para assistir um vídeo apresentado como uma tela ambiente: pressione o botão “Para cima” no controle remoto.
  • Para retornar à tela visualizada anteriormente: pressione o botão “Voltar” no controle remoto.
  • Para iniciar a tela ambiente manualmente: selecione “Iniciar tela ambiente” ao sair do app YouTube.

Como um vídeo fica disponível na tela ambiente?

Diversos vídeos novos são enviados para a plataforma do YouTube diariamente, mas a tela ambiente mostra um número limitado deles. Segundo a empresa, o objetivo do recurso é mostrar vídeos que:

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  • sejam adequados para telas de TV de alta definição em termos de qualidade e estética da produção;
  • mostrem diversidade de temas, gêneros e criadores;
  • acalmem ou relaxem;
  • não sejam enganosos, sensacionalistas ou indutores de cliques;
  • sejam adequados para uma grande variedade de espectadores, porque os vídeos da tela ambiente são visíveis para um público global e não são personalizados.

Por isso, a função tenta equilibrar todos esses critérios e, para isso, diversos sinais são levados em consideração, incluindo:

  • número de visualizações;
  • a duração do vídeo;
  • há quanto tempo o vídeo foi enviado;
  • o desempenho do vídeo em comparação com outros de gêneros parecidos.

O YouTube ainda explica que a equipe da plataforma também atua como um filtro final, garantindo a segurança e adequação do conteúdo que vai aparecer na Tela Ambiente.

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Imagem: Miguel Lagoa/Shutterstock