Efeito Burn-in (ou tela fantasma) foi o nome dado para uma descoloração permanente de parte da tela do smartphone, causada pelo comportamento irregular dos pixels. Isso pode ocorrer devido ao uso prolongado de imagens estáticas para criar uma “sombra” ou “fantasmas” permanentes dessa imagem no display.

Neste artigo, você confere como corrigir (ou amenizar) o problema do Burn-in ou tela fantasma.

publicidade

Leia mais:

O que é o efeito Burn-in?

Como citado logo acima, a tela fantasma é uma falha do dispositivo e acontece pelo uso prolongamento de imagens estáticas. De forma mais técnica, isso se dá, pelo fato dos compostos de fósforo que emitem a luz para produzir imagens perderem sua intensidade durante o uso prolongado da tela.

publicidade

Além disso, esse uso irregular pode marcar uma imagem que aparece constantemente no display, como o relógio. Como exemplo, a Samsung passou a oferece aos usuários o recurso Always On que deixa a tela de bloqueio sempre em movimento. Pois, caso você opte por mostrar o horário e as notificações de forma estática, o display estaria mais propenso a ficar marcado.

Esse problema afeta principalmente as telas com tecnologia AMOLED, mesmo que os displays LCD também não estejam completamente livres dessa falha. Portanto, é importante frisar que modelos de smartphone onde a barra de navegação tenha os botões virtuais permanentemente, costumam ser as principais vítimas desse problema.

publicidade

O que fazer caso meu aparelho esteja com o Burn-in?

Se o seu aparelho estiver apresentando a falha Burn-in, não existe um recurso digital no próprio aparelho para resolver essa situação. O que é mais indicado é fazer o contato com o suporte técnico da marca para ser tomada as devidas precauções ou até mesmo a troca do dispositivo se este ainda tiver dentro da garantia. O Burn-in, está relacionado com uma falha de hardware do aparelho e da tela do seu telefone.

É importante frisar que este problema pode ser identificado logo nas primeiras semanas de uso do dispositivo. É importante, ficar atento se você tentar trocar a tela do aparelho manualmente, pois caso ainda esteja na garantia, você vai perdê-la ao abrir o dispositivo e trocar peças. Logo, não poderá contar mais com a assistência técnica da marca, troca da tela ou até mesmo do smartphone gratuitamente.

publicidade

Alternativas para resolução do Burn-in

Caso o seu smartphone esteja apresentando o efeito Burn-in na tela e não tenha mais a garantia, você tem a opção de utilizar soluções paliativas para restaurar a qualidade de imagem no dispositivo. Existem aplicativos disponíveis no Google Play, que podem ser usados para essa situação.

Dead Pixels Test and Fix

Passo 1 mostrando as telas do app DEAD
Dead Pixels Test and Fix, é um aplicativo com várias funções para resolver falhas diversas da tela do Smartphone. (Imagem: Lucas Gabriel MH)

Esse aplicativo tem a função de auxiliar você na resolução de problemas como os pixels travados. Entre as falhas que ele pode resolver, estão: defeitos parciais de subpixel, sub-pixels bloqueados, defeitos de pontos escuros, defeitos de pontos brilhantes e efeitos fantasmas (Quando ocorre a queima de parte da tela, ele funciona como uma medida paliativa, mas não resolve diretamente o problema).

Corrigir Tela Fantasma

Imagem mostrando as telas do app
Corrigir Tela Fantasma, é um aplicativo focado apenas na falha do Burn-in. (Imagem: Lucas Gabriel MH)

Nesse aplicativo, você conseguirá resolver temporariamente apenas a questão do Burn-in, dando ao dispositivo um tempo de vida útil maior até poder trocar a tela ou comprar um novo aparelho.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!