O brasileiro tem uma atenção especial com seus dados, conforme mostra a pesquisa na América Latina, feito pela Ipsos. De acordo com o estudo, dois em cada três de preocupam mais em perder arquivos digitais do que objetos físicos. Outro dado mostra que 90% dos brasileiros fazem backup de dados, mas apenas 26% o fazem de maneira regular.

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Embora o backup tenha o objetivo de proteger as informações em equipamentos eletrônicos, alguns erros podem colocá-las em risco.

O supercomputador chinês Tianhe 2 (Imagem: Reprodução)

Veja abaixo os cinco erros mais comuns durante os backups de dados, segundo a companhia multinacional de tecnologia, Western Digital:

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  1. Falta de regularidade e constância: o erro mais comum entre os usuários é se esquecer de fazer backup de dados de forma regular. É preciso estabelecer uma rotina de salvar esses dados, criando alertas para realizar a atividade, ou até mesmo configurar backups automáticos. Vale lembrar que falhas inesperadas e ataques de malware podem ocorrer a qualquer momento
  2. Ter apenas um dispositivo: depender apenas de um dispositivo pode ser perigoso, já que acidentes, falhas ou roubos podem acontecer. Em vez disso, a Western Digital aconselha diversificar as soluções de armazenamento, por exemplo, combinando HDDs (Hard Disk Drive) externos, SSDs (Solid State Drive) portáteis, NAS (Network Attached Storage) e armazenamento em nuvem.
  3. Esquecer do controle de versão: não manter várias versões de arquivos aumenta a chance de fazer backup de dados corrompidos ou errados de versões anteriores. Uma ideia para não se esquecer de manter as versões atualizadas é estabelecer um sistema capaz de rastrear as alterações dos arquivos ao longo do tempo.
  4. Desconsiderar soluções em outro local: para manter os dados seguros, é importante considerar deixar os dispositivos que armazenam dados em diferentes locais. Isso porque os equipamentos podem sofrer com imprevistos como incêndios ou roubos. Uma das alternativas para essa questão pode ser também o armazenamento em nuvem.
  5. Não utilizar soluções de criptografia: fazer backup de dados não criptografados os torna vulneráveis a violações de privacidade.
Imagem: Song_about_summer/Shutterstock

A regra do 3-2-1 no backup de dados

Existe uma técnica comum para evitar a perda de dados importantes chamada de regra do 3-2-1, que consiste em três passos:

3. Ter três cópias dos dados, sendo um deles o backup primário;

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2. Salvar as cópias do backup em dois tipos diferentes de mídia ou dispositivos;

1. Uma cópia do backup deve ficar em um local diferente das demais, em caso de desastre.

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Além disso, é importante é importante identificar com antecedência os contatos de suporte para conseguir assistência de forma rápida, caso haja problemas com o backup.